Google lança o Tables para concorrer com Trello, Airtables e Notion

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

O Google lança o Tables, uma ferramenta gratuita de gerenciamento de projetos automatizada que rivaliza com o Airtables, Trello ou Notion. A iniciativa é da incubadora de projetos interna do Google, Area 120. Foi daí que surgiram projetos como o Google News. O Tables é uma ferramenta de gerenciamento de projetos com funcionalidades de automação no estilo IFTTT. É capaz de interagir com outros produtos da empresa (como Grupos ou Planilha do Google) ou de terceiros, como Slack ou Zapier.

Tim Gleason, gerente geral do Tables, explicou no blog corporativo do Google, o tipo de necessidades que procuram atender com o lançamento deste produto:

Faz muito tempo que estou na indústria de tecnologia […] ao longo do meu tempo no mercado de trabalho, sempre tive dificuldade em monitorar projetos: nossas equipes coletavam notas e documentos que muitas vezes estavam desatualizados e nos encontrávamos tendo que sincronizar informações manualmente. Passei mais tempo controlando o trabalho do que trabalhando.

Google lança o Tables para concorrer com Trello, Airtables e Notion. O que ele oferece ao usuário?

O Tables permite que os membros de um projeto organizem todas as tarefas a ele relacionadas em um quadro branco virtual e personalizem sua interface, de forma que possam visualizar uma descrição de cada tarefa, seu status e quais membros da equipe são responsáveis por ela. Você também pode adicionar anexos quando necessário.

Esta ferramenta foi concebida, entre outras coisas, para detectar sem intervenção manual do usuário o andamento de um projeto, facilitando o trabalho de agendamento de lembretes por e-mail com base nas datas de entrega, reatribuindo tarefas de acordo com a disponibilidade ou envio de mensagens para uma sala de chat quando houver um problema urgente.

A fase de testes já passou. Portanto, o Tables está disponível a todos os usuários. O acesso a essa ferramenta será gratuito, embora haja também uma forma de pagamento (US $ 10 por mês) com alguns recursos adicionais. A especulação é de que a versão turbinada faça parte do G Suite.

  • Recursos da versão gratuita: 100 tabelas, 1000 linhas, até 1 Gb de anexos e 50 ações de bot.
  • Recursos da versão paga: 1000 tabelas, 10.000 linhas, até 10 Gb de anexos e 500 ações de bot, além de histórico avançado, formulários e funções de compartilhamento.
Share This Article
Sair da versão mobile