in

Google lança prévia do Android 11 para desenvolvedores

O Google adverte que usuários e consumidores não usem a prévia para desenvolvedores no telefone principal.

Google lança prévia do Android 11 para desenvolvedores
Imagem: Jason Cipriani | ZDNET.

O Google divulgou uma prévia do Android 11 para desenvolvedores, cerca de um mês antes dos lançamentos anteriores. A prévia para desenvolvedores funcionará com vários telefones Pixel e está disponível apenas como um download que os desenvolvedores terão que instalar manualmente. A abertura de um beta público deve ocorrer em maio, provavelmente na mesma época da conferência de desenvolvedores do Google, conhecida como Google I/O.

Google lança prévia do Android 11 para desenvolvedores

O Google deixou de usar letras e nomes de sobremesas para atualizações do Android. Agora, a empresa usa números (por isso ele é chamado de Android 11).

O Google adverte fortemente que usuários, consumidores e até desenvolvedores comuns não usem a prévia para desenvolvedores no telefone principal.

A prévia para desenvolvedores está disponível para o Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 3a, Pixel 3a XL, Pixel 4 e Pixel 4 XL. Para instalar a prévia, você precisará baixar a imagem de fábrica para o seu dispositivo e instalá-la manualmente. Se você decidir testar a prévia e quiser voltar ao Android 10, precisará redefinir o dispositivo para o estado inicial de fábrica.

O Android 11 inclui novas APIs para conectividade 5G e melhorias para usuários corporativos que usam o Perfil de Trabalho do Android. Além disso, o sistema de mensagens será reformulado no Android 11, com uma nova abordagem para conversas que permitem mensagens mais ricas e concede acesso mais amplo ao recurso Bubbles do Android 10.

Google lança prévia do Android 11 para desenvolvedores
Programação de lançamento do Android 11 do Google. Imagem: Jason Cipriani | ZDNET.

Por fim, o Google compartilhou a programação que espera usar para lançar as atualizações da prévia do Android 11. Continuaremos a ver lançamentos até abril, com o primeiro beta de versão mais ampla (provavelmente o beta público com suporte de parceiros de hardware) em maio. O Google continuará atualizando a versão beta até o terceiro trimestre, quando a empresa espera lançar a versão oficial do Android 11.

À medida que os desenvolvedores começam a instalar o Android 11 e testar seus aplicativos, certamente descobriremos mais recursos. No entanto, provavelmente teremos que esperar até a Google I/O em maio antes de conhecermos o escopo completo do que o Google está adicionando e melhorando no Android 11.

Fonte: ZDNET

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Morre Larry Tesler, criador do 'copiar e colar'

Morre Larry Tesler, criador do ‘copiar e colar’

eXtern OS é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript

eXtern OS é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript