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Google lança Rich Business Messaging em parceria com Claro, Oi, TIM e Vivo

Novo serviço de mensagens, também conhecido como RBM, permitirá que marcas e empresas criem experiências mais relevantes na comunicação com clientes. Lançamento também conta com o apoio de fabricantes como Samsung, Motorola e LG.

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As operadoras de telefonia Claro, Oi, TIM e Vivo lançaram comercialmente hoje, em parceria com o Google e fabricantes de smartphone com sistema operacional Android, como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo, o Rich Business Messaging (RBM), uma nova plataforma de mensageiria de negócios que permite oferecer mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação.

Com o RBM, será possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e GIF, além de oferecer recursos como relatórios de envio e leitura. A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente e ainda conta com a proteção contra spam do RCS, que inclui alertas sobre números suspeitos.

A nova plataforma de mensageiria RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada  do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, como anunciado na região em 2017 e também a partir de um esforço conjunto do Google e da indústria de telefonia móvel brasileira. Hoje, a RCS está disponível nas 4 operadoras do país e conta com uma base ativa relevante com milhões  de  usuários, que cresce a cada dia com o apoio da indústria.

A plataforma RBM tem como foco conectar parceiros provedores de serviço de mensageiria e empresas que optem por desenvolver experiências mais ricas no engajamento ativo com seus consumidores. Como incentiva a interação e a troca de conversas por meio de diferentes recursos, o RBM contribui para aumentar os resultados.

O serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsas, e por sessão de até 24 horas, quando usuário responde a mensagens avulsas antes de 24h.

Os resultados dos testes realizados no Brasil, em campanhas distintas, superaram as expectativas. As taxas de conversão das iniciativas foram de 5 a 7.8 vezes melhores do que com o SMS.  Para este lançamento, às quatro operadoras irão liberar, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à COVID-19.

Além disso, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS.

“A transformação no modo de consumir, que passou a ser ainda mais on-line em função da pandemia da COVID-19, fez com que marcas e consumidores buscassem maneiras de comunicação mais interativas. Estamos animados em poder trabalhar com as operadoras para oferecer as melhores ferramentas para auxiliar as empresas nesse desafio”, diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil e vice-presidente do Google Inc.

“Essa tecnologia é uma nova opção para as empresas usarem a conexão e se aproximarem de forma relevante do seu público, por meio de uma comunicação direcionada e efetiva. Está no DNA da Vivo proporcionar a melhor experiência para o cliente e somos reconhecidos como um distribuidor de serviços que apoia os clientes em tudo o que eles precisam, principalmente neste momento desafiador que vivemos”, afirma Christian Gebara – presidente da Vivo.

“O RBM, em parceria com o Google, é mais uma opção para o nosso cliente ter uma nova experiência de comunicação e interação com as marcas. Com ele, é possível abrir um canal multimídia, mais atrativo e cômodo para os usuários da Claro. A nova funcionalidade chega para cumprir o papel de conectar as marcas aos clientes da Claro, aprimorando o diálogo entre as empresas e os consumidores”, afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da Claro.

“A interatividade facilita a vida das pessoas e traz resultados para as empresas em suas atividades. As telecomunicações são o grande e incansável motor para as interações e os negócios, sobretudo na fase pela qual estamos passando” – Pietro Labriola, CEO TIM Brasil

“A Oi foi a primeira operadora a oferecer o RCS aos clientes do Varejo e obteve ótimos resultados. Para o segmento corporativo, entendemos que o RBM se apresenta como um novo canal de relacionamento, permitindo que as marcas potencializem seus resultados de vendas, comunicando com os seus clientes de forma assertiva e com recursos digitais que tornam a experiência ainda mais relevante para os seus negócios ” afirma Rodrigo Abreu – CEO Oi.

“Na Samsung, o consumidor está no centro de todas as decisões. Temos uma sólida parceria com o Google e a habilitação do serviço RCS reforça o nosso compromisso em oferecer a melhor experiência por meio de nossos produtos, otimizando a rotina de nossos usuários”, afirma Antonio Quintas, Vice-Presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Os smartphones Samsung Galaxy lançados a partir de 2020 já são compatíveis. Além desses, dentro do portfólio da companhia, os smartphones compatíveis com o aplicativo de mensageria SMS/RCS são: Galaxy S8, S8+, S9, S9+, S10e, S10, S10+, Note8, Note9, Note10, Note10+, M10, M20, M30, A7 2018, A9 2018, A80, A70, A50, A30, A30s, A20, A20s, A10, A10s. Demais atualizações serão comunicadas de acordo com a disponibilidade.

“A Motorola reforça a aposta na sua estratégia de software com Android Puro, que oferece uma melhor experiência aos usuários da marca. A empresa vem implementando a solução nativa para mensagens do Android em todos os seus smartphones desde 2014. Com isso, todos os consumidores com aparelhos lançados a partir desse ano poderão aproveitar automaticamente todos os benefícios da solução da plataforma de mensageria RBM e RCS”, afirmou José Cardoso, presidente da Motorola Brasil.”

A adoção do RCS/RBM é simples e direta. Usuários que já possuem o aplicativo Mensagens do Android, nativo na maioria dos dispositivos, só precisam ativar a funcionalidade de Chat (RCS) em Configurações. Já as empresas poderão ter acesso automático aos serviços do RBM por meio das atualizações do aplicativo. O aplicativo Android Mensagens também está disponível para download gratuito no Google Play. Basta instalar e definir como seu app padrão de SMS/RCS.