in

Google lança SMS verificado e proteção contra spam no Android

Aplicativo de SMS padrão do Android – Mensagens – para receber dois novos recursos: SMS verificado e proteção contra spam.

Google lança SMS verificado e proteção contra spam no Android

Sabe aquele SMS do banco dizendo que você deve clicar no link e atualizar seus dados e senha? Ou aquela mensagem dizendo que você ganhou um prêmio espetacular, bastando retornar a ligação? Pois é, esse tipo de ataque de phishing e golpes via mensagens de texto podem estar com os dias contados. O Google anunciou duas atualizações para o Messages, o aplicativo SMS padrão no sistema operacional móvel Android. A partir de agora, os usuários do Android nos EUA e em países selecionados terão acesso a dois novos recursos chamados SMS verificado e Proteção contra spam. Assim, o Google lança SMS verificado e proteção contra spam no Android.

O que é SMS Verificado?

Como o nome do primeiro recurso sugere, o SMS verificado funciona confirmando a identidade do remetente do SMS.

Quando uma mensagem é verificada, o que é feito sem o envio de mensagens para o Google, você verá o nome e o logotipo da empresa, além de um crachá de verificação no segmento da mensagem, disse Roma Slyusarchuk , engenheira de software do Google no aplicativo Mensagens. .

O SMS verificado será usado apenas para verificar a autenticidade das mensagens SMS de empresas. Ele não verifica e adiciona um selo de verificação às mensagens enviadas por usuários normais.

O Google disse que criou esse recurso para ajudar os usuários a confiar nas mensagens que recebem, especialmente em “coisas como senhas únicas, alertas de conta ou confirmações de compromissos”.

O fabricante do sistema operacional Android não explicou como o novo recurso funciona, mas afirmou que deveria ser capaz de detectar mensagens SMS enviadas de números aleatórios, anteriormente não associados a uma empresa, e consequentemente, ajudar a evitar alguns ataques de phishing.

Google lança SMS verificado e proteção contra spam no Android

Google lança SMS verificado e proteção contra spam no Android

O Google disse que testou o recurso com empresas como 1-800-Flowers, Banco Bradesco, Kayak, Payback e SoFi, mas qualquer empresa pode se inscrever através do portal Developers.

O SMS verificado está sendo implementado a partir de hoje para nove países: EUA, Índia, México, Brasil, Reino Unido, França, Filipinas, Espanha e Canadá.

E a proteção contra Spam?

O segundo recurso é chamado Proteção contra spam. Esse recurso funciona mostrando uma barra de notificação na parte superior do aplicativo Mensagens quando o aplicativo acredita que uma mensagem recém-recebida contém os marcadores de um texto clássico de spam por SMS.

Assim como o recurso SMS verificado, o Google disse que o Spam Protection funcionaria sem enviar a mensagem SMS do usuário aos servidores do Google, mantendo as conversas privadas.

Instruções sobre como ativar a proteção contra spam estão disponíveis nesta página de suporte do Google.

O Google disse que as medidas contra phishing adotadas já estão funcionando em alguns países.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Empresas chinesas se unem para criar novo sistema operacional

Guerra comercial faz China criar novo sistema operacional e banir o Windows

WireGuard lança novo módulo 1.0

Ubuntu 20.04 LTS ainda pode ter suporte WireGuard