Google lançará Privacy Sandbox no Android 13

A mudança será a partir do início de 2023.

O Google anunciou que começará a lançar o sistema Privacy Sandbox em um número limitado de dispositivos Android 13 a partir do início de 2023.

O Privacy Sandbox para Android é um conjunto de tecnologias que o Google introduziu em fevereiro deste ano, com o objetivo de limitar o rastreamento de usuários e, ao mesmo tempo, fornecer aos anunciantes opções viáveis de medição de desempenho.

Desde então, o Google debateu várias propostas de design com desenvolvedores de aplicativos e profissionais de marketing, refinando o sistema e preparando seus componentes para implantação provisória.

“A partir do próximo ano, planejamos lançar o Privacy Sandbox Beta inicial para dispositivos móveis Android 13 para que os desenvolvedores possam dar os próximos passos no teste dessas novas soluções”, menciona o comunicado de imprensa de hoje.

“Começaremos com uma pequena porcentagem de dispositivos e aumentaremos com o tempo.”

“Observe que as Developer Previews continuarão sendo lançadas, e é aqui que entregaremos os recursos mais recentes para feedback antecipado antes de serem lançados em dispositivos de produção”.

Os desenvolvedores de aplicativos são convidados a se inscrever para acessar as APIs do sistema e trabalhar em suas integrações desde o início, ao mesmo tempo em que ajudam o Google na próxima fase de testes.

O teste do Privacy Sandbox SDK Runtime será mais limitado, portanto, continuará na versão beta fechada.

Os interessados em participar e preparados para indicar recursos significativos ao teste podem acessar aqui.

Sandbox de privacidade para Android

O Privacy Sandbox para Android substitui os identificadores entre aplicativos e o rastreamento oculto por sistemas de API como “Relatórios de atribuição“, “Tópicos” e “FLEDGE“.

A API Topics funciona como um modelo de classificador que infere os interesses do usuário a partir do uso do aplicativo e informa os anunciantes adequadamente.

Os interesses do usuário são calculados semanalmente a partir de informações no dispositivo, e os 5 principais tópicos são selecionados de uma lista de milhares.

O FLEDGE é outro subsistema do Privacy Sandbox que abrange as APIs de seleção de anúncios e de público personalizado.

A seleção de anúncios fornece aos anunciantes informações sobre quais anúncios tiveram um bom desempenho em um determinado dispositivo, permitindo que eles renderizem o correto, enquanto o último oferece aos editores a opção de designar públicos-alvo com base em interesses.

Fluxograma de Público Personalizado e Seleção de Anúncios (Google)

Todas essas APIs combinadas substituem os códigos de publicidade usados no Android há muitos anos e também podem ser usados para rastrear usuários.

Google lançará Privacy Sandbox no Android 13

O SDK Runtime isolará o código de publicidade de terceiros, para que os aplicativos não o incluam mais em seu código. Eles não terão acesso a indicadores de interesse do usuário e outros dados relacionados a marketing.

O DuckDuckGo criticou o Privacy Sandbox  como um sistema pretensioso que apenas introduz novos nomes para o que é essencialmente rastreamento indireto de usuários.

Além disso, a Brave afirmou que o Privacy System alcança modestas melhorias de privacidade  às custas da escolha do usuário, ao mesmo tempo em que impõe a centralização do Google.

Apesar dessas vozes, o Google está avançando com seu plano de introduzir o novo sistema em todos os seus produtos, incluindo Chrome e Android.

Ao mesmo tempo, a gigante da tecnologia promete continuar levando em consideração as preocupações e o feedback, para resolver problemas com intervenção direcionada.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile