Google paga bastante à Apple para ser o mecanismo de busca padrão nos iPhones

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Google e Apple são concorrentes em muitas áreas, sobretudo quando o assunto é iOS e Android. Mas as empresas também contribuem mais diretamente para os balanços umas das outras. O Google, por exemplo, paga à Apple para ser o mecanismo de busca padrão nos iPhones. Mas acontece que paga muito dinheiro por isso.

Google para ser o mecanismo de busca padrão nos iPhones

De acordo com o The Register (Via: Android Authority), citando um relatório da empresa de análise Bernstein, o Google paga à Apple algo entre US$ 18 bilhões e US$ 20 bilhões por ano (cerca de R$ 90 a 101 bi) para continuar sendo o “mecanismo de busca dominante no iPhone”. Este comentário foi feito no contexto de um Acordo de Serviços de Informação (ISA) entre a Apple e o Google que o Departamento de Justiça dos EUA está investigando em um processo antitruste contra o Google.

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O relatório menciona que existe a possibilidade de o tribunal federal decidir contra o Google e forçá-lo a rescindir seu acordo de busca com a Apple. Diz-se que este acordo representa 14-16% dos lucros operacionais anuais da Apple.

Os relatórios financeiros do Google mencionam que ele paga 22% de sua receita total de publicidade em custos de aquisição de tráfego. Desses 22%, diz-se que a Apple provavelmente receberá 40% (o que equivale a 8,8% da receita total de publicidade do Google) de Bernstein. O Google gerou US$ 222,47 bilhões (cerca de R$ 1,12 bi) em receitas de publicidade em 2022, o que coloca as receitas recebidas da Apple em cerca de US$ 19,5 bilhões (cerca de R$ 98,5 bi) em 2022.

O valor numérico do ISA varia dependendo de para quem você pergunta. O Departamento de Justiça acredita que a Apple recebe cerca de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 50,5 bi) da ISA com o Google, mas o relatório observa que esse número vem de fontes externas.

A Apple controla o iPhone, e o relatório observa ainda que ele gera mais de US$ 60 bilhões (cerca de R$ 303 bi) em receitas de publicidade. Portanto, ambas as empresas ainda podem estar conseguindo um bom negócio, apesar da comissão astronômica.

Se o tribunal federal decidir contra o Google e forçar o encerramento do ISA, a Apple poderá ter a oportunidade de integrar outros mecanismos de busca, como o Bing, da Microsoft, e até mesmo lançar o seu próprio. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer até a decisão do tribunal.

Via: Android Authority