GOOGLE | Palácio de Versalhes: um passeio inédito pelas obras e arquitetura do ícone francês

Pela primeira vez, o Palácio de Versalhes está a um clique das mentes curiosas de todo o mundo. Como parte da exposição imersiva “Versalhes: O Palácio é Todo Seu”, o Google Arts & Culture, em parceria com o Palácio de Versalhes, exibe na plataforma imagens em altíssima resolução e em 3D da arquitetura do palácio, obras e de arte e objetos, além de uma experiência em realidade virtual no app, que guia os visitantes pelo prédio por meio de um tour privado.

Do Salão dos Espelhos ao Quarto do Rei, o capítulo mais recente dessa parceria de longa data com o Palácio de Versalhes usa a tecnologia para abrir as portas desta construção patrimônio da UNESCO. Confira alguns destaques da exposição:

Uma nova experiência em RV é o resultado da maior captura de fotogrametria já feita no local, cobrindo mais de 21 salas e 36.000 m² de superfícies internas; o equivalente a mais de cinco campos de futebol …

A experiência permite que os usuários confiram mais de 100 pinturas, esculturas e objetos de arte criados pelos maiores artistas dos séculos passados.

Os passeios em 3D com curadoria da equipe do Palácio proporcionam uma experiência imersiva de 360 graus com áudio (em inglês) para guiar o usuário por seis das salas mais impressionantes do palácio, incluindo a Casa de Ópera Real e a Sala de Coroação. Os visitantes também podem conferir objetos específicos, como o armário de jóias Maria Antonieta e uma estátua de Louis XIV de Jean Warin.

O Google Arts & Culture também utilizou a tecnologia Art Camera para digitalizar várias obras de arte penduradas nas paredes do palácio.

“Versalhes: o Palácio é Todo Seu” também inclui 18 exposições virtuais, com curadoria de especialistas e obras de arte, peças e ideias sobre vários temas relacionados ao Palácio. Um dos exemplos é a seção que mostra a gastronomia e a comida requintada apreciada pelos moradores reais do Palácio.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile