Google permite código Rust no navegador Chromium

Esse código também começou a ser implantado no kernel Linux recentemente.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Google anunciou que, no futuro, permitirá que o código Rust esteja na base de código do Chromium, o projeto de código aberto que serviu de base para o navegador Chrome. Sendo assim, o Google permite código Rust no navegador Chromium.

O Google está trabalhando para introduzir uma cadeia de ferramentas Rust de produção em seu sistema de compilação para o Chromium e permitirá que as bibliotecas Rust sejam usadas no Chrome/Chromium. O cronograma para reunir tudo isso é esperado no próximo ano, após uma rampa lenta.

“Temos o prazer de anunciar que, no futuro, o projeto Chromium oferecerá suporte ao uso de bibliotecas Rust de terceiros de C++ no Chromium. Para fazer isso, agora estamos buscando ativamente adicionar uma cadeia de ferramentas Rust de produção ao nosso sistema de construção. Isso nos permitirá incluir o código Rust no binário do Chrome no próximo ano. Estamos começando devagar e definindo expectativas claras sobre quais bibliotecas consideraremos quando estivermos prontos”.

Google permite código Rust no navegador Chromium

Google permite código Rust no navegador Chromium

Nosso objetivo ao trazer o Rust para o Chromium é fornecer uma maneira mais simples (sem IPC) e mais segura (C++ menos complexo em geral, sem bugs de segurança de memória em uma caixa de proteção) para satisfazer a regra de dois, a fim de acelerar o desenvolvimento (menos código para escrever, menos documentos de design, menos revisão de segurança) e melhorar a segurança (aumentando o número de linhas de código sem bugs de segurança de memória, diminuindo a densidade de bugs do código) do Chrome. E acreditamos que podemos usar bibliotecas Rust de terceiros para atingir esse objetivo.

O Google está apoiando o Rust for Chromium para permitir um código mais simples e seguro do que o “C ++ complexo” em geral, principalmente para evitar erros de segurança de memória. Por sua vez, o uso do Rust deve ajudar a acelerar o desenvolvimento e melhorar a segurança geral do navegador Chrome.

Inicialmente, eles estão focados em oferecer suporte à interoperabilidade em uma única direção de C ++ para Rust e, por enquanto, oferecerão suporte apenas a bibliotecas de terceiros para o uso do Rust.

Saiba mais sobre esse uso planejado do código Rust no Chrome/Chromium por meio do Google Security Blog.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.