Google Pixel: Usuários enfrentam problemas com reprodução HD na Netflix

Jardeson Márcio
Por Jardeson Márcio
Imagem: Pocket-lint

Após as atualizações recentes, muitos proprietários de telefones Google Pixel estão relatando problemas com o downgrade do nível Widevine para L3 de L1, resultando em conteúdo protegido por DRM que não é reproduzido em resolução HD. Por exemplo, a Netflix agora está limitada a reprodução em 540p nos telefones Pixel.

google-pixel-usuarios-enfrentam-problemas-com-reproducao-hd-na-netflix

O Tipster Devang Chhabria vinculou um thread do Reddit com alguns usuários do Pixel 4a, Pixel 4 e Pixel 5 relatando o mesmo problema.

Enquanto isso, um tópico de suporte nos fóruns do Pixel apresenta usuários reclamando do problema. O pessoal do XDA Developers, descobrimos que há algum tempo as pessoas têm enfrentado problemas com a reprodução de HD do Netflix, relatando isso no Reddit. Alguns usuários disseram que encontraram o problema após a atualização de abril de 2021, enquanto outros relataram que o problema já estava acontecendo há meses.

Quando um telefone é rebaixado para Widevine L3, o conteúdo criptografado por DRM não é mais decodificado no Trusted Execution Environment (TEE). Na maioria dos casos, o conteúdo protegido por Widevine só será reproduzido em 480p, o que não é o cenário ideal para streaming de conteúdo.

Suporte dos telefones Pixels

O XDA aponta que a maioria dos dispositivos Android premium certificados pelo Google oferecem suporte ao Widevine L1, às vezes em combinação com outros métodos DRM. Telefones modificados ou não certificados, no entanto, podem suportar apenas L3 ou L2. As atualizações de software também podem fazer com que o Widevine DRM seja revertido para L2 ou L3.

Um serviço como o Netflix certificou todos os dispositivos Pixel para HD, que é Widevine L1, e o Pixel 3 e superior também são certificados para HDR. Assim, não está claro o que está causando o problema, e os usuários não parecem estar recebendo respostas concretas do Google, seja isso incluir uma futura correção de software ou algo que os usuários possam fazer.

Cabe destacar que o problema não afetou todos os proprietários dos Pixels. Nos mesmos fóruns de suporte, alguns proprietários de Pixel 4a e Pixel 5 afirmam que ainda estão no L1, então não está afetando a todos. Mas por que algumas pessoas estão enfrentando o problema e outras não permanecem obscuras.

O Google trabalha em uma correção: Em breve a reprodução de títulos na Netflix acontecerá em HD novamente

O Google confirmou ao Android Police que está ciente de usuários relatando problemas com o rebaixamento do nível Widevine DRM para L3. A empresa está trabalhando ativamente em uma solução para os telefones Pixel afetados, mas não forneceu um cronograma exato de quando uma correção será disponibilizada. Aparentemente, o problema também pode afetar telefones de outros fabricantes, por isso pode ser mais disseminado do que o esperado.

Com informações de: XDA Developers / Android Police
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.