in

Google Play Music será totalmente desativado a partir de outubro

Serviço faz parte agora do Youtube Music.

Google Play Music será totalmente desativado a partir de outubro

O YouTube Music vai substituir o antigo serviço Google Play Music. Portanto, esta será sua nova plataforma para ouvir e descobrir músicas no serviço do Google. Entre outubro e o fim deste ano, o acesso ao Google Play Music será removido permanentemente. Pensando no tempo levado para formar uma biblioteca desse serviço, o Google criou desde maio último uma forma fácil de transferir o conteúdo para o YouTube Music com apenas um clique, incluindo playlists, envios e recomendações.

Toda essa mudança começou a ocorrer após mais de um ano do anúncio da descontinuação do serviço. Assim, o processo de transição entre o Google Play Música e o YouTube Music, seus dois serviços de streaming será totalmente concluído até o final de 2020. A empresa definiu que os dois serviços serão fundidos sob a marca do YouTube ainda neste ano após um longo período de coexistência.

Usuários do Google Play Música já estão recebendo avisos há alguns meses, por meio de um banner, alertando sobre o encerramento do serviço. Neste aviso há orientações para migração para o novo app. As instruções também permitirão transferir playlists criadas pelo usuário e as faixas enviadas manualmente para a nuvem da empresa.

Google Play Music será totalmente desativado a partir de outubro

Google Play Music será totalmente desativado a partir de outubro

O banner vai aparecer para o usuário, tanto no Android quanto no iOS. Ele direciona para a página de transferência (neste link), que só estará habilitada quando a notificação chegar ao aparelho. A partir daí, será possível observar o conteúdo gravado no Play Música e transferi-lo para a nova plataforma.

O Google nunca escondeu que o YouTube Music acabaria com o serviço Play Música em algum momento. No entanto, faltava definir melhor esta data. O processo se arrastou por vários anos. A promessa era de que isso só aconteceria quando todos os recursos de um estivessem disponíveis.

Somente este ano o YouTube Music ganhou suporte ao upload de faixas para nuvem. Este sempre foi o recurso mais elogiado pelos usuários do Play Música. Ele permie escutar por streaming álbuns que não estavam disponíveis no catálogo do Google. A empresa também reorganizou o aplicativo do YouTube, tornando o gerenciamento da biblioteca de músicas mais amigável.

Se você ainda não testou o YouTube Music, verá que ele é um pouco diferente do Google Play Música, mas saiba que ele foi criado pela mesma equipe. O novo serviço também oferece mais de 65 milhões de músicas, álbuns e playlists oficiais, bem como muitos recursos do Google Play Música.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.