Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

29/07/2021 às 14:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Google Play Protect falha nos testes de segurança do Android

Não é a primeira vez que ele falha nos testes de segurança

google-play-protect-falha-nos-testes-de-seguranca-do-android

O Google Play Protect foi implantado em bilhões de dispositivos desde o seu lançamento em 2017 e agora é a proteção contra malware integrada em mais de 2,5 bilhões de dispositivos Android ativos. No entanto, o Google Play Protect, falhou nos testes do mundo real do laboratório de teste de antivírus AV-TEST.

De acordo com os resultados do AV-TEST, a solução de proteção contra ameaças móveis do Google ficou em último lugar entre 15 aplicativos de segurança Android testados em um período de seis meses, entre janeiro a junho de 2021. Você pode conferir o ranking na imagem abaixo.

google-play-protect-falha-nos-testes-de-seguranca-do-android
Imagem: AV-TEST

Embora sempre execute e verifique todos os aplicativos instalados e iniciados no dispositivo, “o teste de resistência revelou que este serviço não oferece uma segurança particularmente boa: todos os outros aplicativos de segurança oferecem melhor proteção do que o Google Play Protect”.

Google Play Protect: O último nos testes da AV-TEST

Segundo o BleepingComputer, durante este teste de resistência de 5 meses, o Google Play Protect detectou um pouco mais de dois terços dos quase 20.000 aplicativos infectados que o laboratório de teste usou como parte de três rodadas de testes. Cada uma dessas rodadas de teste comparou os aplicativos de segurança com mais de 3.000 amostras de malware recém-descobertas (até 24 horas) e um conjunto de referência de mais de 3.000 outras amostras de até um mês.

De todos os aplicativos de segurança móvel testados, Bitdefender, G DATA, McAfee, NortonLifeLock e Trend Micro foram os que atingiram uma taxa de detecção perfeita de 100%. “Terminando em último lugar, o Google Play Protect detectou apenas 68,8 por cento no teste em tempo real e 76,6 por cento no teste com o conjunto de referência”.

Além disso, o Google Play Protect também detectou por engano 70 aplicativos como potencialmente maliciosos entre quase 10.000 aplicativos inofensivos instalados pelo AV-TEST da Play Store e lojas de aplicativos Android de terceiros.

Dado que a solução de proteção contra malware integrada do Android falhou em detectar mais de um terço das 20.000 amostras de malware lançadas durante os testes, o AV-TEST aconselha os usuários a usar um segundo aplicativo de segurança para bloquear malware que escapou das defesas do Play Protect.

google-play-protect-falha-nos-testes-de-seguranca-do-android
Imagem: AV-TEST

No ano passado, o Google Play Protect também marcou zero em seis pontos em testes de proteção do Android, aponta o BleepingComputer. No enatanto, desta vez, detectando apenas 37% das 3.300 amostras recém-descobertas (até 24 horas) e 33,1% daquelas do conjunto de referência de 3.300 malware amostras (circulando por até 4 semanas).

O BleepingComputer entrou em contato com o Google para comentar sobre os resultados do AV-TEST, mas não obteve respostas.

Via: BleepingComputer

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.