O Google pode lançar serviço de assinaturas para Play Store. As informações são do site  9to5Google. No início deste mês, o Google já havia anunciado uma série de novos recursos para desenvolvedores do Android, como o Instant Apps, para jogos pagos e atualizações no aplicativo. O rescurso seria útil para downloads grandes. Agora, para incrementar mais ainda a lucratividade, deve ser criado um serviço de assinatura “Play Pass”. Esse serviço já estaria em andamento.

Como seria o serviço de assinatura

O modelo de assinatura tem prosperado para filmes, programas de TV e, claro, música. O Google está tentando criar um serviço dominante deste último tipo com o YouTube Music , enquanto o YouTube TV fornece acesso a canais OTA e a cabo.

Agora, o Google pode estar planejando um serviço de inscrição para aplicativos e jogos para Android na Play Store. A XDA publicou referências a um serviço “Play Pass” que foi encontrado na Google Play Store. Existem algumas linhas de código, em que mais claramente aprece “PLAYPASS_SUBSCRIPTION”.

O Play Pass foi visto pela primeira vez em junho, mas a XDA recebeu recentemente uma pesquisa relevante do Google Opinion Rewards perguntando sobre um “Passe”. Enquanto isso, confirmamos que a versão mais recente (12.3.19) da Play Store ainda apresenta essas strings.

Imagine que sua loja de aplicativos tenha uma assinatura que oferece centenas de dólares em aplicativos pagos e jogos por uma taxa mensal. Quão bem “Pass” descreve este serviço?

Tal serviço deve atender os jogadores, mesmo com a inclusão de “aplicativos pagos”. A maioria dos aplicativos hoje oferece um back-end pago de sincronização na nuvem. Adicionar uma assinatura do Play Pass poderia ser confuso para os usuários.

Muitas dúvidas

Google pode lançar serviço de assinaturas para Play Store

Enquanto isso, mesmo para jogos, esse modelo é um pouco estranho. A maioria dos aplicativos que as pessoas jogam hoje é gratuita e depende de assinaturas para obter recursos extras no app.

Assim, o Google precisaria oferecer títulos mais caros ou premium. Isso limita um pouco a seleção de aplicativos que podem ser incluídos no Play Pass. Além disso, não está claro quanto os desenvolvedores vão receber. Hoje eles ganham um valor pelo download inicial.

Então, novamente, o Google – como empresa – está claramente interessado em jogos. O Project Stream é a tentativa da empresa de ter títulos AAA no navegador Chrome. Ao mesmo tempo, esse esforço pode ser acompanhado por um hardware dedicado. Enquanto isso, o Área 120 está desenvolvendo um jogo de trivia social.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Android Pie ainda não tem número de usuários divulgado

Previous article

IBM adquire a Red Hat por US$ 34 bilhões

Next article

You may also like

More in Android