Google quer dobrar equipe de tecnologia no Brasil até 2023

Claylson Martins
Claylson Martins

O Brasil está dentro dos planos de expansão do Google para este ano, indo até 2023. A ideia do Google é dobrar a equipe de tecnologia no Brasil até lá. O anúncio ocorreu pela empresa nesta semana e mostra a disposição do Google com o mercado local.

De acordo com a gigante da web, o plano é aumentar a equipe de 200 pessoas para um total de 400 funcionários de tecnologia até 2023. A maior parte da equipe de tecnologia está atualmente sediada em Belo Horizonte. Porém, o novo pessoal a ser contratado ficará não só no escritório de engenharia de BH mas também em um novo escritório em São Paulo. Neste local já funciona a operação comercial do Google aqui no país.

Hoje, o Brasil é um dos mercados mais importantes para nós, figurando entre os ‘top 5’ na lista dos nove produtos da empresa com mais de um bilhão de usuários, disse Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. 

Investir em talentos locais nos permite trazer um ‘olhar brasileiro’ para [o desenvolvimento] desses produtos e, ao mesmo tempo, mostrar a capacidade inovadora de nossos profissionais para o mundo, já que estamos falando de soluções utilizadas globalmente.

Google quer dobrar equipe de tecnologia no Brasil até 2023

Google quer dobrar equipe de tecnologia no Brasil até 2023

O Google não está preocupado apenas em recrutar engenheiros de software. O maior foco da empresa será a contratação de mais profissionais negros. Para fazer essa inclusão, será realizado um processo especial de seleção.

“A ampliação do nosso departamento de engenharia e as iniciativas voltadas para a contratação de negros são exemplos concretos do nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento do país”, acrescentou Coelho. A empresa criou em 2019 o Next Step, um programa de estágio. Desde então, vem apresentando iniciativas para avançar na agenda da diversidade racial.

Porém, nesta nova campanha de recrutamento, a gigante da web vai oferecer cargos totalmente remotos, ou seja, sem a necessidade de comparecer a uma das sedes. Também haverá um sistema híbrido. Os trabalhadores só terão de comparecer 3 dias ao escritório e o os outros dois restantes, vai realizar as atividades de casa, de forma totalmente remota.

O centro brasileiro de engenharia do Google foi criado em 2005, com a aquisição da Akwan. Esta é uma empresa de tecnologia de busca sediada em Belo Horizonte criada no ano 2000 por professores da Universidade Federal de Minas Gerais. O diretor executivo da Akwan na época, Berthier Ribeiro-Neto, foi nomeado diretor de engenharia para a América Latina do Google e permanece no cargo desde então.

Via ZDNet

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.