Google quer que a IA escreva as suas notícias diárias!

Google oferece assistente pessoal de IA para jornalistas

O Google está testando uma ferramenta de IA que pode escrever notícias. Sim, a empresa quer que as notícias que você lê sejam escritas pela inteligência artificial. O Google aparentemente apresentou este redator de notícias artificialmente inteligente para grandes organizações de mídia, incluindo The New York Times, The Washington Post e News Corp.

Google: IA redatora de notícias

Conhecida como Genesis, a IA redatora do Google pode receber entradas, como detalhes de eventos atuais, para gerar conteúdo automaticamente. Fontes familiarizadas com o assunto disseram ao The New York Times (Via: Android Authority) que o Google está lançando a IA como uma “ferramenta responsável” que pode atuar como um assistente pessoal para jornalistas.

De acordo com as informações, essa IA foi projetada para automatizar algumas tarefas dos jornalistas para que eles possam se concentrar em coisas mais importantes. Isso pode facilitar o trabalho de muitos deles. No entanto, os executivos que viram o discurso da empresa o descreveram como perturbador.

O Google acredita que sua solução é mais competente do que outras ferramentas de IA generativas no mercado. No entanto, os executivos presentes ao discurso da empresa parecem não “comprar”muito essa ideia. Eles disseram que o Google parece estar dando por certo os esforços necessários para relatar notícias com precisão e arte.

IA em negociação

Uma porta-voz do Google confirmou que a empresa está em negociações com editores de notícias, especialmente editores menores, para potencialmente fornecer ferramentas habilitadas para IA a seus jornalistas.

Simplesmente, essas ferramentas não pretendem e não podem substituir o papel essencial que os jornalistas têm em reportar, criar e verificar os fatos de seus artigos.

A empresa também twittou dizendo:

Nosso objetivo é dar aos jornalistas a opção de usar essas tecnologias emergentes de uma forma que melhore seu trabalho e produtividade, assim como estamos disponibilizando ferramentas assistivas para pessoas no Gmail e no Google Docs.

Até agora, as ferramentas de IA se mostraram pouco confiáveis ??ao apresentar fatos com precisão em artigos. A originalidade também é uma preocupação ao usar a IA para relatar notícias. Essas ferramentas geralmente duplicam textos inteiros de fontes da web.

Não muito tempo atrás, o site de tecnologia CNET teve que emitir correções para dezenas de artigos escritos por IA em seu site, alguns dos quais até incluíam linguagem plagiada. No momento, não está claro como o Google contornará essas armadilhas do conteúdo gerado por IA.

Além disso, também resta saber como os editores responderão à ferramenta e se divulgarão o uso da IA ??aos leitores. Esperamos que o Google forneça mais clareza sobre essas ferramentas.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile