in

Google reafirma compromisso com a linguagem de programação Kotlin para Android

Nada menos que 60% dos aplicativos Android já usam o Kotlin.

Google reafirma compromisso com a linguagem de programação Kotlin para Android

A linguagem de programação Kotlin no Android se tornou muito popular. Assim, o Google anunciou hoje que quase 60% dos 1.000 principais aplicativos Android estão usando o código Kotlin de alguma forma. Além do anúncio, no início deste ano, do desenvolvimento do Android será prioritariamente realizado com o Kotlin. A equipe da empresa espera que em 2020, haja uma maior integração entre o Kotlin e o Android. Portanto, o Google reafirma compromisso com a linguagem de programação Kotlin para Android.

Quando anunciamos o Kotlin como idioma suportado para Android, havia uma quantidade enorme de entusiasmo entre os desenvolvedores. Desde então, tem havido um aumento constante no número de desenvolvedores que usam o Kotlin. Hoje, temos o orgulho de dizer que quase 60% dos 1.000 principais aplicativos Android contêm código Kotlin , com cada vez mais desenvolvedores de Android a introduzir códigos mais seguros e concisos usando o Kotlin, afirma o gerente de produtos do Kotlin, David Winer.

Então, o Google continua adotando a programação Kotlin para Android, tornando mais APIs Android acessíveis pelo Kotlin, o Jetpack Compose como um kit de ferramentas de interface do usuário atendido ao Kotlin e as extensões Kotlin para mais bibliotecas do Google.

Google reafirma compromisso com a linguagem de programação Kotlin para Android

Google reafirma compromisso com a linguagem de programação Kotlin para Android

O Google também está trabalhando para oferecer mais material de aprendizagem que une Kotlin e Android, trabalhando com o JetBrains para melhorar o compilador de códigos Kotlin, acelerando o tempo de compilação do código Kotlin e outras melhorias.

Lançamos dois cursos gratuitos de aprendizado em vídeo em parceria com a Udacity: desenvolvimento de aplicativos Android no Kotlin e Android avançado no Kotlin. Este conteúdo também foi lançado nos cursos do Codelab Android Kotlin Fundamentals e Advanced Android in Kotlin, para quem prefere o aprendizado baseado em texto. O popular curso Kotlin Bootcamp for Programmers Udacity também foi publicado como um Codelabs, ajudando a fornecer uma base Kotlin para desenvolvedores não-Kotlin. Os Codelabs instrucionais baseados em Kotlin também foram criados para tópicos como Design de materiais, corotinas Kotlin, localização, refatoração para Kotlin, cobrança em Kotlin e Google Pay em Kotlin, afirmou David.

Além disso, neste ano, o Android é o parceiro de ouro do KotlinConf deste ano.

Mais detalhes sobre os planos do Google para Android do Kotlin em 2020 por meio desta postagem no blog do desenvolvedor do Android .