in

Google remove KDE Connect da Play Store

No entanto, ele já está de volta. O Google alegava que o app violava as regras da empresa.

Google remove KDE Connect da Play Store

O aplicativo oficial do KDE Connect para Android foi brevemente removido da Google Play Store por “violar” as políticas de permissão do aplicativo.

O Google lançou o aplicativo complementar do telefone, que funciona com ferramentas de desktop como o GSconnect, em sua loja de aplicativos Android em 19 de março. A empresa, no entanto, disse que o aplicativo não aderiu às novas regras sobre aplicativos que podem acessar mensagens SMS.

O que é o KDE Connect?

Para quem não sabe, o KDE Connect é uma ferramenta “canivete suíço” que permite conectar seu telefone Android ao seu PC sem fio.

O emparelhamento do aplicativo para o KDE Connect para Android e o aplicativo para desktop permite integrações perfeitas. Isso inclui:

  • a capacidade de navegar no sistema de arquivos do seu telefone sem fio através do Nautilus ou do Dolphin;
  • responder a notificações do Android a partir do desktop;
  • e (até agora) enviar/receber mensagens SMS.

É este último recurso que parece estar sujeito a políticas do Google Play Store.

Remoção Temporária

O desenvolvedor do KDE Connect, Albert Vaca, compartilhou a notícia da (um tanto repentina) remoção no Twitter hoje cedo:

A suspensão foi breve; o aplicativo está em backup no Google Play, embora de forma modificada. Albert teve que remover os recursos do SMS da versão do aplicativo que está disponível na Google Play Store:

KDE Connect no Google Play

Uma versão completa (que ainda suporta a funcionalidade do SMS) está disponível para instalação no F-Droid, uma loja de aplicativos que hospeda aplicativos Android de código aberto.

KDE Connect no F-Droid

É preciso destacar que o KDE Connect não faz nada com mensagens SMS.

O aplicativo solicita o acesso por SMS para permitir que os usuários recebam, enviem e gerenciem mensagens de texto na área de trabalho do Linux usando o KDE Connect (aplicativo de desktop) ou o GSConnect (extensão do GNOME).

Registo de chamadas do Google e política de SMS

O documento de política vinculada é (talvez corretamente) restrito sobre o tipo de aplicativos que podem acessar áreas sensíveis do telefone dos usuários, como SMS e registros de chamadas.

Portanto, os desenvolvedores têm permissão para acessar o log de chamadas ou as permissões de SMS pelo Google, desde que sejam usadas para ativar a “funcionalidade principal crítica”.

Então, eles ‘definem‘ funcionalidade central ‘como sendo recursos’ destacados e promovidos na descrição do aplicativo ‘e sem o qual o aplicativo é considerado’ quebrado ‘.

É difícil argumentar que o SMS é a “funcionalidade principal” do KDE Connect. O aplicativo faz uma infinidade de coisas, a maioria das quais são opcionais ou opt-in (como o envio de SMS).

De acordo com as regras, os desenvolvedores não podem oferecer recursos do SMS, a menos que seja necessário. E no KDE Connect, não existe isso.

O KDE Connect está longe de ser o único aplicativo afetado por esta mudança de política. Da mesma forma, há um thread detalhado do Reddit no / r / android. Assim, pode-se acompanhar uma linha do tempo dos eventos deste tipo.

Explicações do desenvolvedor

Do mesmo modo, Albert diz que preencheu os requisitos cobrados pelo Google. Esses formulários permitem que ele solicite que o aplicativo KDE Connect esteja na lista de permissões para que ele possa continuar aproveitando os recursos do SMS.

Portanto, embora o KDE Connect da Play Store não tenha recursos de SMS no momento, eles podem não ter desaparecido para sempre.

Fonte

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Firefox 66 bloqueia som em reprodução automática de vídeo

Firefox 66 bloqueia som em reprodução automática de vídeo

Google anuncia novo serviço de streaming de jogos

Google anuncia Stadia, novo serviço de streaming de jogos