in

Google revela novas ferramentas educacionais

Google revela novas ferramentas educacionais, melhorias de acessibilidade chegando aos Chromebooks

google-revela-novas-ferramentas-educacionais
Imagem: Google For Education

Os Chromebooks tiveram seu momento em 2020, especialmente na sala de aula, depois que a pandemia do coronavírus assolou o mundo inteiro. Como resultado, o Google está revelando novas ferramentas educacionais e recursos que devem tornar a vida de professores e alunos um pouco mais fácil.

google-revela-novas-ferramentas-educacionais
Imagem: Google For Education

Novas ferramentas educacionais do Google

Em uma postagem de blog na quarta-feira, o Google disse que está planejando lançar 40 novos dispositivos e melhorias de acessibilidade nos próximos meses. Entre eles, uma ferramenta de gravação de tela que será integrada ao Chrome OS.

A ferramenta tem programação para lançamento no próximo mês. Com ela, professores e alunos podem gravar aulas e consultá-las posteriormente. Isso, sem dúvidas, melhorará ainda mais o processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, o Google disse que também planeja lançar novos Chromebooks que darão melhor suporte a alunos com acesso limitado à internet e países com fortes redes de banda larga móvel. Chamados de dispositivos “Always Connected” (Sempre conectados), esses dispositivos suportarão conectividade LTE para que você não precise depender de Wi-Fi. Todavia, ainda assim, em alguns lugares onde o sinal de telefone é quase inexistente, os alunos continuarão tendo dificuldades nesse processo.

Muitos dos 40 novos Chromebooks com lançamento previsto para os próximos meses oferecerão podem ser usados como um laptop e um tablet, com suporte para uma caneta, tela sensível ao toque e duas câmeras. Esses recursos fornecerão aos alunos melhores ferramentas para aprender e criar, seja desenhando, editando vídeos ou fazendo anotações.

Mas não para por aí. O Google também anunciou planos para introduzir mais recursos de acessibilidade. No ChromeVox, por exemplo, o Google está trabalhando para lançar tutoriais aprimorados, a capacidade de pesquisar menus do ChromeVox e a comutação de voz suave que muda automaticamente a voz do leitor de tela com base no idioma do texto.

Mais dos novos recursos do Google

O Google disse que está possibilitando que as famílias adicionem uma conta do Google Workspace for Education à Conta do Google pessoal de seus filhos gerenciada com o Family Link. Além disso, o Google também está adicionando novos recursos que tornarão mais fácil para os educadores implementar melhor vários dispositivos Chromebook entre os alunos.

Todas essas novas melhorias chegam enquanto o Google continua a tornar o Meet, que é fundamental para o aprendizado remoto, mais otimizado no Chrome OS. Poderíamos até dizer que a empresa está sendo bastante sensível com a educação. As melhorias e recursos proporcionadas pelo Google vão de encontro às necessidades de ferramentas educacionais atuais. E isso é muito bom!

Com informações de: XDA Developers

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

o-novo-modo-fps-boost-da-microsoft-pode-dobrar-as-taxas-de-quadros-em-jogos

O novo modo FPS Boost da Microsoft pode dobrar as taxas de quadros em jogos

Oracle Releases Linux-Based Unbreakable Enterprise Kernel 5 Update 5

Oracle lança Unbreakable Enterprise Kernel 5 Update 5