Google revela resultados do relatório que apontam crescimento do DevOps e aumento no uso da nuvem pública

O Google divulgou os resultados de seu relatório Accelerate State of DevOps, mostrando que os entrevistados que usam híbrido ou multicloud têm 1,6 vezes mais probabilidade de exceder suas metas de desempenho organizacional. Então, os dados que o Google revela neste relatório apontam crescimento do DevOps e aumento no uso da nuvem pública.

Aqui está uma olhada em como os líderes de nuvem se comparam, o mercado híbrido e os participantes de SaaS que administram sua empresa, bem como seus movimentos estratégicos mais recentes.

Os executores de elite da pesquisa implantam 973 vezes mais frequentemente do que os de baixo desempenho, têm um lead time de 6.570 vezes mais rápido para implantar, uma taxa de falha de alteração 3 vezes menor e um tempo de recuperação 6.570 vezes mais rápido de incidentes quando a falha ocorre. 

O Google trabalhou no relatório por sete anos, consultando mais de 32.000 profissionais em todo o mundo nos últimos anos. 

Google revela resultados do relatório que apontam crescimento do DevOps e aumento no uso da nuvem pública

Dustin Smith, líder de pesquisa da equipe DevOps Research and Assessment (DORA) do Google Cloud, disse que o estudo continua a mostrar que a excelência na entrega de software e desempenho operacional impulsiona o desempenho organizacional nas transformações de tecnologia. 

“Este ano, também investigamos os efeitos das melhores práticas de SRE, uma cadeia de suprimentos de software segura, documentação de qualidade e multicloud – ao mesmo tempo em que obtemos uma compreensão mais profunda de como o ano passado afetou a cultura e o desgaste da equipe”, disse Smith. 

“Com base nas principais descobertas de relatórios anteriores de Accelerate State of DevOps, novamente usamos quatro métricas para classificar as equipes como elite, alto, médio ou baixo desempenho com base na entrega de software: frequência de implantação, tempo de espera para mudanças, tempo médio para taxa de falha de restauração e alteração. Este ano, vimos que os profissionais de alto desempenho continuam a acelerar o ritmo de entrega de software, aumentando o tempo de espera para alterações de menos de um dia para menos de uma hora.”

Smith disse que eles pediram aos entrevistados que avaliassem sua capacidade de atender ou exceder suas metas de confiabilidade, descobrindo que as equipes com graus variados de desempenho de entrega veem melhores resultados quando também priorizam o desempenho operacional.

Smith acrescentou que este ano, 1.200 profissionais ativos de uma variedade de indústrias ao redor do mundo compartilharam suas experiências com os pesquisadores. 

Maioria usa nuvem pública

Mais da metade de todos os entrevistados disseram que usaram uma nuvem pública, um aumento de 5% em relação a 2019, e 21%, adicionalmente, disseram que implantam várias nuvens públicas. Cerca de 21% disseram que usaram data centers ou soluções locais em vez da nuvem e 34% disseram que usaram nuvens híbridas. 

O estudo descobriu que aqueles que usam híbrido e multi-nuvem tinham 1,6 vezes mais probabilidade de exceder suas metas de desempenho organizacional do que aqueles que não o faziam e 1,4 vezes mais probabilidade de se destacar em termos de frequência de implantação, tempo de espera para mudanças, tempo de recuperação, mudança taxa de falha e confiabilidade.

Um em cada quatro entrevistados disse ter usado vários provedores de nuvem devido aos benefícios exclusivos oferecidos por cada um, com o segundo motivo mais comum sendo a disponibilidade. 

DevOps pode transformar a maneira como sua organização entrega projetos de software, mas existem alguns obstáculos que você terá que pular ao longo do caminho.

Quase 75% dos entrevistados usam o autoatendimento sob demanda, um aumento de 16% em relação a 2019, e 74% usam o acesso amplo à rede, um aumento de 14% em relação a 2019. 

Como as equipes implementam seus serviços de nuvem também foi o foco principal do relatório, com os pesquisadores descobrindo que os profissionais de elite tinham 3,5 vezes mais probabilidade de atender a todas as características essenciais da nuvem do NIST.

“Apenas 32% dos entrevistados que disseram estar usando infraestrutura em nuvem concordaram ou concordaram fortemente que atendiam a todas as cinco características essenciais da computação em nuvem definidas pelo NIST, um aumento de 3% em relação a 2019. No geral, o uso das características de computação em nuvem do NIST aumentaram 14-19%, com a elasticidade rápida mostrando o maior aumento”, concluiu o estudo. 

“73% dos entrevistados usaram pooling, um aumento de 15% em relação a 2019, 77% dos entrevistados usaram elasticidade rápida, um aumento de 18% em 2019, 78% dos entrevistados usaram serviço medido, um aumento de 16% em 2019. Ao analisar os resultados , encontramos evidências de que as equipes que se destacam nessas práticas operacionais modernas têm 1,4 vezes mais probabilidade de relatar melhor desempenho de SDO e 1,8 vezes mais probabilidade de relatar melhores resultados de negócios.” 

Mais detalhes da pesquisa, neste link.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile