in

Google também remove extensões Avast da Chrome Web Store

Mozilla Firefox e Opera haviam feito o mesmo.

Google também remove extensões Avast da Chrome Web Store

O Google segue os passos do Mozilla e Opera e remove as extensões Avast da Chrome Web Store. Na semana passada, descobrimos que a Avast (uma empresa conhecida por desenvolver soluções de segurança cibernética) coleta dados de nossas sessões do navegador há vários anos e depois os vende a terceiros (por exemplo, anunciantes).

O fundador do Adblock Plus, Wladimir Palantficou encarregado de notificar a Mozilla e o Opera da circunstância, e os dois navegadores decidiram eliminar as extensões Avast de suas lojas de plugins e extensões.

Google também remove extensões Avast da Chrome Web Store

Palant diz que o Avast coleta dados que “excedem em muito o que seria considerado necessário ou apropriado, mesmo para extensões de segurança” . Por exemplo, ele acusa o AVG de coletar se já visitamos um URL, como a página foi acessada e qual sistema operacional estamos usando.

O Avast reconstrói seu comportamento de navegação quase com precisão: quantas guias você abriu, quais páginas você visita e quando, quanto tempo gasta lendo e visualizando conteúdo, o que você clica e quando muda para outra guia.

Seguindo as etapas do Opera e Firefox, agora sabemos que o Google decidiu remover três extensões da Chrome Web Store. São elas Avast SafePrice, Avast Online Security e AVG SafePrice.

Se tentarmos acessar as páginas da Chrome Web Store dessas extensões do Avast, encontraremos a seguinte mensagem:

Google também remove extensões Avast da Chrome Web Store

Ao contrário do Mozilla e Opera, o Google não removeu todas as extensões do Avast da Chrome Web Store, mantendo a extensão do AVG Online Security. Curiosamente, essa extensão é idêntica ao ‘Avast Online Security’ e a única diferença é que eles alteram “Avast” para “AVG”. Pra quem já tinha a extensão instalada, a informação é a seguinte:

Google também remove extensões Avast da Chrome Web Store

O Google continua a manter uma das extensões na Chrome Web Store

Também deve ser esclarecido que as extensões do AVG Firefox estão disponíveis novamente na loja de extensões e plug-ins do Mozilla. Isto ocorreu após as alterações relevantes e, assim, adaptar-se aos termos de serviço do navegador.

Windows e Avast Online Security obtêm essa extensão para o Firefox Firefox

A Avast, por sua vez, afirma que essas ferramentas não coletam mais dados desnecessários de seus usuários. Portanto, está respeitando a privacidade daqueles que os instalam (algo que se espera quando instalamos produtos que buscam melhorar nossa privacidade e segurança).

Genbeta

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.