Google tenta melhorar privacidade no Chrome com Guia de Privacidade

Em meio a toda a polêmica sobre coleta de dados, o Google está lançando um novo recurso para usuários do Chrome que, segundo ele, ajudará a proteger a privacidade enquanto estiver online por meio do chamado Guia de Privacidade.

Embora esse Guia de Privacidade não adicione novas opções de privacidade, ela serve como um guia passo a passo que permitirá aos usuários implementar as configurações mais apropriadas. Além de fornecer orientação sobre o que pode ser um mar confuso de configurações, a nova adição também oferece explicações sobre diferentes opções.

O Guia de Privacidade está sendo entregue para pessoas que usam o Chrome 100 e superior, com o Google dizendo que o lançamento ocorrerá nas próximas semanas. Por enquanto, há apenas menção de que ele será disponibilizado na versão desktop do navegador.

Em um post anunciando o recurso, o Google diz:

Desenvolvido no Google Safety Engineering Center (GSEC), o Privacy Guide é um tour guiado passo a passo de alguns controles de privacidade e segurança existentes no Chrome. Serve para que você possa fazer e gerenciar as seleções certas para você em um só lugar.

Ao navegar pelo Guia de Privacidade, você saberá sobre o ‘Porquê’ por trás de cada configuração e como isso afeta sua experiência de navegação, para que você possa entender facilmente o que acontece. Para começar, o Guia de Privacidade incluirá controles para cookies, sincronização de histórico, Navegação segura e Melhorar as pesquisas e a navegação. À medida que recebemos feedback da comunidade, podemos adicionar mais configurações ao guia ao longo do tempo.

Google tenta melhorar privacidade no Chrome com Guia de Privacidade

O anúncio não é uma grande surpresa, pois as referências ao Guia de Privacidade já apareceram no final do ano passado.

Embora seja improvável que o novo recurso faça muito para mudar a reputação do Google como invasor de privacidade, qualquer coisa que ajude os usuários a lidar com a privacidade ou a falta dela é bem-vinda.

Google tenta melhorar privacidade no Chrome com a Guia de Privacidade

Chrome 100 já está está disponível com o navegador da web multiplataforma do Google agora com uma versão de três dígitos. Assim, depois de uma grande expectativa e preocupações, o Chrome 100 chegou ao nível de estável tanto para Linux quanto para macOS, Windows e Chrome OS. Desta vez, o maior destaque do Chrome 100 é que ele vem com APIs para colocação de janelas em várias telas. Além disso, a empresa já trabalha em outras novidades que farão parte do Chrome 101.

Via Betanews

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile