in

Google testa o recurso ‘DNS sobre HTTPS’ (DoH) no Chrome 78

Após a implementação do recurso no firefox, google entra em cena ao colocar o recurso no chrome 78.

Imediatamente depois que a Mozilla anunciou seu plano de ativar em breve o ‘ DNS sobre HTTPS ‘ (DoH) por padrão para usuários do Firefox nos Estados Unidos, o Google informou que está planejando um teste com a tecnologia focada na privacidade em seu próximo Chrome 78. Google testa o recurso ‘DNS sobre HTTPS’ (DoH) no Chrome 78.

Em desenvolvimento desde 2017, ‘DNS sobre HTTPS‘ realiza pesquisas de DNS. Ele localiza o endereço IP do servidor de um determinado nome de domínio – em uma conexão HTTPS criptografada com um servidor DNS. Isso ocorre em vez de enviar consultas DNS em texto sem formatação.

Google testa o recurso ‘DNS sobre HTTPS’ (DoH) no Chrome 78

O protocolo que envia consultas DNS através de conexões HTTPS seguras foi projetado para impedir  possíveis interferências nas pesquisas de nomes de domínio. Assim, evita eventualmente que observadores de rede, incluindo ISPs e atacantes, descubram quais sites você visita.

Embora a tecnologia focada na privacidade também seja útil para impedir que os invasores redirecionem visitantes desavisados para sites de phishing e malware, o DNS sobre HTTPS também pode trazer seus próprios novos desafios para as soluções de segurança, dificultando o monitoramento do tráfego de rede para atividades maliciosas.

Guerra declarada

O seu provedor de internet não curtiu muito o DoH

Apenas a implementação do recurso foi o suficiente para que a Associação de Fornecedores de Serviços de Internet do Reino Unido (ISPA) classificasse o navegador Mozilla como o ”vilão da internet”, titulo esse pra lá de injusto.

Vamos ver quais serão os próximos capítulos, esperando que o recurso seja implementado também em outros navegadores como também nos demais dispositivos dentro da internet.

Via: thehackernews