Google testará ocultar o URL completo no Chrome 86 para combater o phishing

Por Leonardo Santana 2 minutos de leitura
O Google está se preparando para fazer grandes mudanças no navegador Chrome, com a versão 89 exigindo um chip com SSE3 em plataformas desktop.

O Google submeterá os usuários do Chrome a um teste em grande escala na próxima versão de seu navegador para descobrir como as pessoas reagem ao ver apenas o nome de domínio de um site sem o URL completo. O teste será realizado no Chrome 86, que deve ter uma versão estável no final deste mês.

O Chrome 86 já é conhecido por incluir um recurso que detecta e descarrega anúncios pesados e controla os timers JavaScript usados em sites para oferecer melhor vida útil da bateria.

Google testará ocultar o URL completo no Chrome 86

O novo experimento envolverá usuários aleatórios do Chrome 86. Esses usuários terão duas opções quando o URL completo estiver oculto. Aqueles no experimento veriam, por exemplo, apenas sempreupdate.com.br em vez do endereço completo da página específica sempreupdate.com.br/linus-torvalds-revela-novos-detalhes-do-seu-computador-amd.

O Google submeterá os usuários do Chrome a um teste em grande escala na próxima versão de seu navegador para descobrir como as pessoas reagem ao ver apenas o nome de domínio de um site sem o URL completo. GIF: Google.

Na primeira etapa, os usuários no experimento podem passar o mouse sobre o URL limitado para exibir o URL completo. A outra opção é clicar com o botão direito do mouse no URL e escolher Sempre mostrar URLs completos no menu de contexto. Isso fará com que o Chrome mostre-o completo em todos os sites visitados no futuro.

Em suma, o objetivo do experimento é ver se essa abordagem ajuda as pessoas a identificar URLs de phishing. Nesse sentido, há uma série de maneiras pelas quais os golpistas e invasores podem ajustar um URL para fazer os usuários pensarem que estão abrindo uma página legítima e autêntica.

Por fim, os usuários do Chrome podem testar a abordagem nos canais Canary e Dev. Dessa forma, os usuários precisarão abrir chrome://flags no Chrome 86 e habilitar várias flags:

  • #omnibox-ui-reveal-steady-state-url-path-query-and-ref-on-hover
  • #omnibox-ui-sometimes-elide-to-registrable-domain
  • #omnibox-ui-hide-steady-state-url-path-query-and-ref-on-interaction

Fonte: ZDNET

Google lança o ChromeOS.dev, um hub online para desenvolvedores

Microsoft lança Minecraft Education Edition para Chromebooks

Extensões do Chrome com 80 milhões de downloads foram encontradas inserindo anúncios maliciosos

Google Chrome permitirá que você pesquise por guias abertas

Share This Article
Sair da versão mobile