Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

11/08/2021 às 21:03

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Google Trends divulga itens mais pesquisados no mundo

O serviço estácompletando 15 anos.

Google Trends divulga itens mais pesquisados no mundo

O Google Trends está completando 15 anos e, para celebrá-lo, o serviço de mecanismo de pesquisa que mostra tendências de pesquisa globais e locais decidiu nos mostrar uma pequena viagem no tempo, comparando o que era mais pesquisado naquela época com o que é mais pesquisado hoje.

Um dos dados mais interessantes (e até saudosista) que o Google nos mostra está nos cinco termos mais pesquisados ??em julho de 2006 em comparação a julho de 2021 globalmente. Se há 15 anos o termo mais pesquisado era “Yahoo”, hoje o mais pesquisado é “Youtube”. Sinal de mudança dos tempos. O Yahoo quase desapareceu e deu lugar a mais um serviço do Google, o que não é necessariamente bom.

Google Trends divulga itens mais pesquisados no mundo

A lista dos termos mais pesquisados ??geralmente nos diz um pouco sobre como os usuários às vezes usam o Google como a barra de URL. Em vez de digitar “facebook.com”, você entra no Google e digita “Facebook”. Em 2006, o mais pesquisado mundialmente depois de “Yahoo” foi “Ebay”, “Hotmail”, “Gmail” ou “Myspace”.

Em 2021, os termos mais pesquisados ??depois de “YouTube” são: “Facebook”, “clima” (clima), “Google” e “WhatsApp Web”. Em 2006 os cinco termos pertenciam a cinco serviços de cinco empresas diferentes, hoje só temos o Google e o Facebook no topo das pesquisas. Além disso, fazer uma busca sobre a meteorologia no Google receberá uma resposta instantânea sem ter de sair do motor de pesquisa. São facilidades extras que muitas vezes nos deixam presos ao serviço sem que percebamos.

O que andam pesquisando no Brasil?

Screenshot 20210811 205411 1024x528

O Google Trends começou a operar durante o verão de 2006 e, embora seus dados datem de 2004, foi só nesse ano que a plataforma se tornou pública. Hoje é uma ferramenta usada por milhões para detectar o interesse online em qualquer coisa imaginável ao longo do tempo.

Como nas imagens acima, podemos ver os termos mais pesquisados no Brasil, seja recententemente ou ao longo de mais tempo. Vacinação da covid, Dia das Mães e Copa do Mundo, por exemplo, estão entre os assuntos mais buscados. Em termos mais imediatos podemos encontrar assuntos relacionados a programas, jogos datas comemorativas ou personalidades famosas. Assim, é possível saber, por exemplo, da morte do namorado da atriz Carla Daniel ou do resultado da Série B de Futebol no Brasileirão. Outros assuntos buscados foi a comemoração do Dia do Estudante e do Dia do Advogado que ocorrem neste 11 de agosto.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.