Aplicativo Gemini traz a IA do Google para Android e iPhone

aplicativo-gemini-traz-a-ia-do-google-para-android-e-iphone

Anunciado como Assistente com Bard, junto com o Pixel 8 e 8 Pro em outubro passado, o Google está lançando o Gemini para fornecer uma experiência móvel otimizada que se integra ao Android, embora agora faça parte do Google app no iOS para iPhone.

Aplicativo Gemini

Desde o lançamento, a IU bard.google.com (agora gemini.google.com) foi bastante otimizada para navegadores móveis. No entanto, estava longe de ser uma experiência nativa sem integrações de sistema operacional.

aplicativo-gemini-traz-a-ia-do-google-para-android-e-iphone

No Android, você pode iniciá-lo tocando em um aplicativo Gemini na tela inicial, mantendo pressionado o botão liga/desliga, deslizando diagonalmente a partir dos cantos ou a palavra-chave “Ok Google”. Nos bastidores, ele ainda é alimentado pelo Google app, como o Assistente, enquanto o aplicativo disponível na Play Store serve apenas como um atalho/ícone na tela inicial.

Mais integração

O painel contextual de “sobreposição” que aparece permite digitar (teclado), falar (microfone) ou adicionar uma foto. Isso traz uma nova interface de câmera com a capacidade de anexar imagens e especificar um prompt. Por exemplo, você pode “tirar uma foto do seu pneu furado e pedir instruções” ou fazer perguntas sobre um artigo que está lendo. Além disso, você também pode gerar texto e imagens, bem como usar extensões para extrair informações de outros serviços do Google, como Maps, Flights e YouTube.

As respostas que você obtém são semelhantes às da versão on-line, com a capacidade de polegar para cima/baixo, Google, compartilhar e copiar, enquanto você pode responder e solicitar instruções de acompanhamento. A tela inicial do Gemini no smartphone é como a versão web com sugestões de prompts e acesso a “Bate-papos” anteriores. Toque no avatar do seu perfil para acessar a atividade do Gemini, extensões e outras configurações.

aplicativo-gemini-traz-a-ia-do-google-para-android-e-iphone

O Gemini é opcional e algo que você deve ativar manualmente. Na nova experiência, você terá acesso aos recursos clássicos do Google Assistente, como controles de casa inteligente, configuração de temporizadores e realização de chamadas. O Google está “trabalhando para oferecer mais suporte no futuro”. Enquanto isso, nos Pixel Buds e outros fones de ouvido, você ainda terá o Assistente.

Disponibilidade

Cabe pontuar que o Gemini está disponível em telefones com no mínimo 4 GB de RAM rodando Android 12 e mais recente. No iOS, o Gemini está disponível no aplicativo existente do Google. Você encontrará um alternador Search/Gemini na parte superior do feed do Discover. Você não pode acessá-lo imediatamente a partir de nenhum aplicativo, mas a funcionalidade é a mesma no iPhone.

O Gemini para telefones Android e iOS está sendo lançado nos EUA em inglês e “estará totalmente disponível nas próximas semanas”. Claro, a expansão para outros países deve ser implementada em breve. Na verdade, ele começará a ser implementado em mais locais em inglês a partir da próxima semana, bem como em japonês e coreano. “Mais países e idiomas [estão] chegando em breve”, incluindo suporte na Europa.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile