A Microsoft está apostando bastante na força da IA no Bing. A partir de agora, as páginas de pesquisa do Bing exibirão uma visualização dividida com resultados tradicionais da web à direita e caixas de informações alimentadas por IA à esquerda.
Nova interface da pesquisa Bing
De acordo com o post de anúncio da Microsoft (Via: Android Authority), apenas uma pequena porcentagem das consultas de usuários verá a nova experiência de pesquisa generativa do Bing. O exemplo fornecido de “o que é um spaghetti western?” traz a nova interface do Bing.
No entanto, outras consultas que tentamos (como “o que é Android”) ainda exibem apenas uma pequena visão geral gerada por IA no topo de uma página de resultados convencional.
O Bing foi o primeiro mecanismo de busca a incorporar respostas de IA diretamente nas páginas de busca no começo do ano passado, logo após o aumento do investimento da Microsoft no criador do ChatGPT, OpenAI. A mudança foi muito melhor recebida do que a tentativa do Google, provavelmente porque forneceu links inline para fontes e citações semelhantes à Wikipedia.
A Microsoft também conta com o modelo GPT-4 do OpenAI, que provavelmente não foge tanto do que você quer saber com sua pesquisa quanto os modelos de linguagem do Google.
Atualização do Bing
Essa atualização simplesmente expande a presença da IA generativa na tela, então não deve resultar em grandes erros como vimos com as Visões Gerais de IA do Google.
Embora a Microsoft esteja deixando os resultados tradicionais da web de lado com esta atualização, ela mantém que o aumento de informações não impactará negativamente o tráfego do site ou a receita do publicador. O post do anúncio diz: “Dados iniciais indicam que esta experiência mantém o número de cliques em sites e suporta um ecossistema da web saudável.”
A Microsoft diz que a IA generativa na pesquisa não reduz o tráfego para sites.
A nova seção de IA do Bing mantém links clicáveis para fontes independentes. No entanto, a captura de tela de exemplo da própria Microsoft acima mostra uma preferência esmagadora apenas pelo resultado de pesquisa superior.
Os editores da Web se opuseram às visões gerais de IA por causa do impacto indireto no tráfego. No entanto, isso não é novidade, os mecanismos de busca evoluíram lentamente para mecanismos de resposta desde que o snippet em destaque do Google estreou há uma década.
Via: Android Authority