Desenvolvedores do Google migram rapidamente para o Rust

desenvolvedores-do-google-migram-rapidamente-para-o-rust

Os desenvolvedores do Google estão migrando para o Rust. Mais de 1.000 desenvolvedores estão escrevendo código Rust no Google. A verdade é que essa transição é aparentemente mais rápida e fácil do que o esperado.

Desenvolvedores Google migrando para o Rust

A equipe de código aberto do Google publicou os resultados de uma avaliação do uso interno da linguagem de programação Rust. A base para isso são as respostas de mais de 1.000 funcionários que escreveram ou inseriram o código Rust no ano passado de 2022.

Além disso, a equipe também esclarece alguns rumores que são mencionados repetidas vezes em conexão com a mudança para Rust. Isso também significa que leva muito tempo para aprender Rust. O Google discorda claramente aqui.

De acordo com isso, dois terços dos desenvolvedores entrevistados se sentiram confiantes o suficiente para contribuir com uma base de código existente em Rust depois de no máximo dois meses. Além disso, diz-se que metade dos entrevistados pode trabalhar de forma tão produtiva em Rust quanto em qualquer outro idioma após apenas quatro meses. Segundo o Google, esses números também correspondem ao tempo gasto para aprender outros idiomas, tanto “dentro do Google quanto fora dele”.

O que diz o Google?

O Google escreve:

No geral, não vimos dados que sugiram que o Rust represente uma desvantagem de produtividade em comparação com outras linguagens que esses desenvolvedores usaram anteriormente no Google.

De acordo com a avaliação, as mensagens de erro descritas como “particularmente úteis” também são uma vantagem para o uso do Rust. Da mesma forma, a maioria dos entrevistados está satisfeita com a qualidade de seu próprio código em Rust, com 85% dos desenvolvedores assumindo que seu código em Rust está correto em uma taxa mais alta do que em outras linguagens de programação.

Os maiores problemas com o switch Rust são a velocidade do compilador Rust, descrito como muito lento, bem como as macros, o sistema de propriedade e a programação assíncrona. O Google tira a seguinte conclusão da pesquisa:

Se o Rust não é apenas melhor para escrever código de alta qualidade, mas também é melhor para ingerir esse código mais rapidamente, então isso é para as empresas avaliarem e considerarem a adoção do Rust, um conjunto bastante convincente de razões que vão além do desempenho e da segurança do armazenamento.

Então, provavelmente, essa migração continuará a acontecer e, os desenvolvedores do Google continuarão a aderir ao Rust.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile