Engenheiros do Google trabalham para melhorar consumo de memória no Android

google-responde-a-popularidade-do-chatgpt-com-sua-propria-ia

Os engenheiros do Google estão trabalhando na noção de “modos de memória” para o Sistema de Arquivos Amigável ao Flash (F2FS) com a intenção de introduzir um modo de “baixa memória” para dispositivos de armazenamento que alteraria seu comportamento. Presumivelmente, o Google está trabalhando neste novo recurso F2FS para dispositivos Android low-end. Assim, os engenheiros do Google trabalham para melhorar consumo de memória no Android.

Com o patch F2FS em desenvolvimento, o modo memória está encanando o modo de operação “normal”, bem como o novo modo de baixa memória. Daeho Jeong, do Google, simplesmente resume a intenção do modo de baixa memória como: “Devido à natureza dos dispositivos de baixa memória, neste modo, f2fs tentarão salvar a memória às vezes sacrificando o desempenho.”

Engenheiros do Google trabalham para melhorar consumo de memória no Android

Este modo de baixa memória pode ser ativado através do parâmetro do módulo f2fs.memory=low kernel para alterar o comportamento do driver do sistema de arquivos F2FS para ajudar a conservar o espaço de armazenamento ao custo de desempenho.

As mudanças comportamentais exatas feitas pelo modo de memória F2FS parecem ser um trabalho em andamento com este patch simplesmente introduzindo a infraestrutura para o modo de memória e o novo parâmetro memória=. De qualquer forma, procure o modo de baixa memória do F2FS sendo ajustado em breve para lidar com quantidades mais baixas de memória. O patch está atualmente na filial de “dev” F2FS, então pelo menos essa infraestrutura básica provavelmente será mainlined para o ciclo Linux 5.20 no final deste verão.

liburing 2.2 lançado para facilitar o uso de IO_uring no Linux

Jens Axboe, especialista em armazenamento Linux e desenvolvedor líder IO_uring, lançou a versão 2.2 neste fim de semana como a mais recente desta biblioteca de ajuda que torna mais fácil para o software de espaço do usuário fazer uso do suporte IO_uring do kernel Linux.

Liburing é a biblioteca de fato que facilita os programas de espaço do usuário para aproveitar a interface IO_uring do Linux para a async I/O. Liburing facilita a interface com IO_uring, além de oferecer uma interface mais simples para aqueles que não precisam fazer uso robusto dos recursos da IO_uring.

Liburing 2.2 traz manipulação otimizada de chamadas do sistema em x86, x86_64, AArch64, suporte para aceitação multi-shot da IO_uring, suporte para descritores de arquivos de anel registrados, suporte para o opcode de anel de mensagem, suporte para recursos de cancelamento de solicitação mais novos e uma variedade de outros recursos novos e melhorados.

Liburing 2.2 também tem uma página de homem expandida, sincronizando com recursos do Linux 5.19, novos casos de teste de regressão e outras correções e melhorias. Liburing 2.2 pode ser baixado via Git.