A Epic Games, criadora do Fortnite, acusa o Google e a Samsung de conspirar para dar uma vantagem injusta à plataforma Play enquanto sufoca a competição.
Epic Games e a ação contra a Samsung
No início deste ano, a Epic Games removeu o Fortnite da Galaxy Store da Samsung como um protesto contra o recurso de segurança Bloqueador Automático na One UI. Agora, a empresa diz que entraria com uma ação judicial em um tribunal federal dos EUA na Califórnia (Via: SamMobile). A empresa alega que o recurso de segurança da Samsung impede os usuários de baixar aplicativos de outras fontes, como baixar Fortnite do site da Epic Games.
A Samsung está pronta para lutar contra as “alegações infundadas” da Epic
Habilitado por padrão, o Bloqueador Automático mantém os usuários seguros ao impedir downloads de aplicativos Android de fontes não autorizadas, ou seja, fontes diferentes do Google Play e da Galaxy Store. Embora os usuários de dispositivos Galaxy possam desativar o Bloqueador Automático a qualquer momento, a Epic Games diz que o recurso foi criado para contornar o veredito do júri no processo Epic vs. Google, vencido pela Epic em dezembro de 2023.
Desde o resultado da batalha judicial, o Google está legalmente obrigado a permitir o sideloading de aplicativos no Android. No entanto, a Samsung adicionou o elemento Auto Blocker aos seus dispositivos Galaxy como um recurso One UI opcional e, mais tarde, o habilitou por padrão como uma medida de segurança adicional.
No entanto, a Epic Games acredita que o Google não está jogando limpo. “O Google está fingindo manter o usuário seguro, dizendo que você não tem permissão para instalar aplicativos de fontes desconhecidas. Bem, o Google sabe o que é Fortnite, pois eles o distribuíram no passado”, afirma a Epic Games.
A Samsung
Quanto à posição da Samsung sobre o Bloqueador Automático, a empresa diz:
Os recursos integrados aos dispositivos [Galaxy] são projetados de acordo com os princípios básicos de segurança, privacidade e controle do usuário da Samsung, e continuamos totalmente comprometidos em proteger os dados pessoais dos usuários.
A empresa afirmou que está pronta para “contestar vigorosamente as alegações infundadas da Epic Games “. Enquanto isso, a Epic Games afirma que também levará a questão à atenção dos reguladores da União Europeia.
No início do ano, a Epic Games removeu o Fortnite da Galaxy Store como uma forma de protesto contra as novas mudanças do Auto Blocker, o CEO Tim Sweeney disse que “continuaria a dar suporte total e incondicional aos dispositivos Samsung agora e no futuro”.
A Samsung é a maior fabricante de celulares Android, e bloquear dispositivos Galaxy do Fortnite provavelmente causaria uma perda financeira inconcebível para a Epic Games.
Via: SamMobile