No início deste ano, a Comissão de Comércio Internacional (ITC) descobriu que o Google havia infringido cinco patentes pertencentes à empresa de alto-falantes Sonos. As patentes incluíam dispositivos como alto-falantes Nest, dispositivos Chromecast e smartphones Pixel. O Google teve que ajustar seus alto-falantes inteligentes e até a linha Pixel 6 graças a Sonos. No entanto, depois de supostamente infringir patentes da Sonos, o Google agora acusa a empresa de infringir suas patentes.
O gigante das buscas e a guerra com a Sonos
O Google fez algumas alterações em seus produtos, incluindo alto-falantes inteligentes e telefones Pixel por meio de atualizações de software. As patentes supostamente infringidas pelo Google teriam a ver com a forma como os consumidores podem configurar mais facilmente um dispositivo de alto-falante que controla sistemas de áudio domésticos, o emparelhamento de vários alto-falantes, o controle de volume independente de alto-falantes diferentes e o emparelhamento estéreo de alto-falantes.
Quando a linha do Pixel 6 foi lançada pela primeira vez, pressionar o botão de volume mostrou um segundo controle deslizante de volume à esquerda do controle deslizante de volume principal que tinha uma nota musical nele.
Na época da decisão do ITC, havia especulações de que o segundo controle deslizante foi desativado pelo Google devido à suposta violação das patentes da Sonos. O segundo controle deslizante foi removido dos telefones Pixel 6 na versão beta do Android 13.
Google acusa Sonos de infringir suas patentes
De acordo com o The Verge (Via: Phone Arena) que o Google está lutando contra a Sonos com dois processos e uma reivindicação própria de que a Sonos está infringindo até sete patentes do Google relacionadas a alto-falantes inteligentes e tecnologias de controle de voz.
O porta-voz do Google, José Castañeda, explicou por que o Google tomou essa ação. Ele disse que os processos estão sendo arquivados para que a empresa possa “defender nossa tecnologia e contestar a violação clara e contínua de nossas patentes pela Sonos”.
O porta-voz do Google acrescentou que a Sonos “começou uma campanha agressiva e enganosa contra nossos produtos, às custas de nossos clientes compartilhados”.
Uma das ações movidas pelo Google se concentra na detecção de palavras de ativação e carregamento sem fio. A primeira é a tecnologia usada para ativar os assistentes digitais a partir de um estado de suspensão e colocá-los em estado ativo, prontos para receber solicitações dos usuários. As palavras de ativação incluem “Ok, Google” e “Ei, Siri”.
Os dois processos foram abertos no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia e o porta-voz do Google disse ao The Verge que a empresa abrirá um processo semelhante com o ITC e buscará proibir as importações de produtos Sonos ofensivos. os EUA
A Sonos, é claro, vê o Google tentando se vingar da empresa. Eddie Lazarus, diretor jurídico da Sonos, chamou os processos de “tática de intimidação” e disse que eles foram projetados para “retaliar a Sonos por se manifestar contra as práticas monopolistas do Google” e “esmagar um concorrente menor. Não vai dar certo”.