Google agora permite aplicativos Android em TVs com Fire TV OS

google-agora-permite-aplicativos-android-em-tvs-com-fire-tv-os

O Google nunca foi a favor da “fragmentação” no ecossistema Android, chegando a impedir que OEMs parceiros criem seus próprios forks Android, por exemplo. No entanto, com a empresa na mira de órgãos regulatórios, parece que isso começa a mudar. Agora, por exemplo, um relatório do Protocol diz que a empresa está afrouxando um pouco o controle, pelo menos quando se trata de TVs. O Google agora permite aplicativos Android em TVs com Fire TV OS.

Google e aplicativos Android em TVs com Fire TV OS

Na semana passada, uma decisão histórica na Índia descobriu que o Google estava impedindo ilegalmente os fabricantes de TV de usarem o Fire TV OS da Amazon, o fork Android número um no mundo.

A Amazon havia dito aos reguladores na Índia que “várias” empresas indicaram o desejo de entrar em um acordo com a Amazon e lançar um dispositivo com Fire OS, mas foram impedidas pelo Google.

Agora surgiu que a Amazon e o Google têm algum tipo de acordo que permite que a Amazon trabalhe com empresas como TCL, HiSense e Xiaomi para que possam lançar TVs Fire OS sem perder a capacidade de lançar dispositivos baseados em Android também.

google-agora-permite-aplicativos-android-em-tvs-com-fire-tv-os

O conteúdo desses acordos entre o Google e os OEMs não é público. No entanto, sabemos que as empresas que desejam ter acesso ao “Android” como marca, e que também desejam incorporar o Google Play Services em seus dispositivos, precisam firmar vários acordos com o Google. Um deles é o acordo acima mencionado que se diz estar em vigor para evitar a fragmentação.

A empresa argumentou em uma declaração dada ao Protocol que seu “foco como plataforma é fornecer experiências de software consistentes e seguras para usuários e desenvolvedores, em todo o nosso ecossistema de dispositivos parceiros. Se um dispositivo for incompatível, não podemos garantir que os aplicativos no Android funcionará de forma confiável, o que pode colocar em risco a segurança do usuário”.

O Google e seu sistema Android

O XDA lembra de uma decisão da Comissão Europeia no mês passado que as políticas anti-fragmentação do Google são vistas como um abuso de domínio de mercado. Embora a postura da empresa claramente não tenha mudado publicamente, os dispositivos Fire OS que vemos sendo lançados, como a nova TV HiSense 4K de 50 polegadas com Fire TV, os dispositivos TV F2 da Xiaomi lançados no início deste ano e a novíssima série TCL CF6 parecem sugerir o contrário.

Se o aperto claramente afrouxado do Google terá um impacto em outros dispositivos que não são TVs, ainda não se sabe. No entanto, dadas as crescentes pressões regulatórias na Europa e na Índia, não seria muito surpreendente se o Google começasse a fazer algumas concessões para parecer amigável e compatível com as decisões, conclui o XDA.