O Google anuncia CPUs baseadas em ARM Axion para a nuvem. Semelhante à Amazon AWS e ao Microsoft Azure girando seus próprios processadores baseados em Arm para seus data centers, o Google Cloud anunciou hoje os processadores Google Axion que estarão disponíveis no futuro.
Os processadores Google Axion são as primeiras CPUs baseadas em Arm da empresa projetadas para o data center. Os processadores Axion estarão disponíveis para clientes do Google Cloud ainda em 2024.
Até este ponto, para o Arm no Google Cloud, eles contaram com processadores Ampere Altra, mas agora avançando o Google está seguindo a tendência estabelecida por outros hiperscalers ao lançar seus próprios processadores de servidor Arm. O Google já tem o talento interno de silício de seu trabalho em vários SoCs para smartphones, VCUs e muito mais. Os processadores iniciais Axion são construídos sobre um design Arm Neoverse V2.
Google anuncia CPUs baseadas em ARM Axion para a nuvem
Os processadores Axion estarão disponíveis em forma de visualização para clientes do Google Cloud nos próximos meses. É interessante, mas infelizmente o anúncio de hoje é leve em benchmarks ou detalhes técnicos firmes. Aqueles que desejam ler o anúncio de hoje do Google Axion Processors podem fazê-lo através do blog do Google Cloud. Assim que as instâncias da VM do Axion estiverem disponíveis no Google Cloud, certamente executarei alguns benchmarks do Axion.
Com o Google se juntando ao jogo interno de CPU Arm, isso coloca mais pressão agora sobre a Ampere Computing. Presumivelmente, o Google contará com o Axion para todos os seus futuros tipos de instância Arm. Isso deixaria o Oracle Cloud como o último grande provedor de nuvem usando processadores Ampere. A Oracle anunciou que as VMs AmpereOne viriam no final do ano passado, embora ainda estejamos esperando para ver a disponibilidade do AmpereOne no Oracle Cloud e/ou ter qualquer acesso de hardware aos servidores AmpereOne.