No ano passado, o Google anunciou o codec de voz Lyra. Este foi desenvolvido para baixas taxas de bits que combinado com o codec AV1 aberto poderia levar a chats de voz em conexões de 56kbps. O Lyra faz uso de aprendizado de máquina e outras técnicas para compressão de voz com taxa de bits extremamente baixa que pode funcionar a 3 kbps.
O Google no ano passado abriu o código do Lyra, enquanto hoje eles anunciaram a disponibilidade do Lyra V2.
O Lyra V2 é descrito pelo Google como sendo “um codec de fala melhor, mais rápido e mais versátil com uma nova arquitetura que desfruta de um suporte de plataforma mais amplo, fornece recursos de taxa de bits escaláveis, tem melhor desempenho e gera áudio de maior qualidade”.
O Lyra V2 usa o codec de áudio neural de ponta a ponta SoundStream, continua apresentando desempenho muito melhor do que o codec de áudio Opus, qualidade de áudio aprimorada e muito mais. O código-fonte aberto Lyra V2 está disponível hoje.
Google anuncia o codec de voz de baixa taxa de bits Lyra V2
Mais detalhes sobre o Lyra V2 podem ser encontrados no Google Open-Source Blog e o código está disponível no GitHub. As notas de lançamento do GitHub mencionam que o Lyra V2 pode ser ~5x mais rápido em dispositivos Android, reduções de latência de codec de 100 a 20 ms e agora há suporte para Mac e Windows para complementar o suporte para Linux e Android.
Google anuncia fim do Stadia
No entanto, a maior novidade do dia, com certeza, foi o anúncio do fim do Google Stadia. Porém, o fato não causou grande surpresa, pois o fim da plataforma de jogos online já era certa.
Como esperado há algum tempo, o Google decidiu encerrar seu serviço de jogos em nuvem Stadia. Isso foi anunciado em uma postagem no blog.
Escrito por Phil Harrison, vice-presidente e gerente geral da Stadia, a postagem menciona como o projeto “não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de encerrar nosso serviço de streaming Stadia”.
A parte mais louca disso é que eles reembolsarão todas as compras de hardware Stadia feitas na Google Store principal e também reembolsarão todas as compras de jogos e complementos feitas na loja Stadia. Harrison disse que espera concluir a maioria dos reembolsos até meados de janeiro de 2023. No entanto, eles não reembolsarão nenhuma assinatura do Stadia Pro, apenas as compras completas. Mais informações sobre o processo aqui.
Os jogadores ainda poderão acessar e jogar no Stadia até 18 de janeiro de 2023.
No post, Harrison menciona como a “plataforma de tecnologia subjacente que alimenta o Stadia foi comprovada em escala e transcende os jogos” e eles veem “oportunidades de aplicar essa tecnologia em outras partes do Google, como YouTube, Google Play e nossa realidade aumentada (AR) esforços – bem como disponibilizá-lo para nossos parceiros do setor”, então parece que eles continuarão a oferecê-lo a outros para uso.
Esta é uma grande derrota para o Google pois terá de desistir e reembolsar os usuários. A empresa concorria com nomes fortes do mercado como GeForce NOW, Xbox Cloud e Amazon Luna – o que acabou inviabilizando o negócio.