Pelo menos desde outubro deste ano foi anunciada a surpreendente ação do Google de retirar o suporte a JPEG-XL em seu navegador Chrome e também, por consequência, no Chromium. Os engenheiros do Google argumentaram que não havia JPEG-XL interessante e benefícios suficientes em relação aos formatos existentes. Portanto, os navegadores do Google, Chrome e Chromium, vão mesmo remover o suporte JPEG-XL.
O plano deles era remover o suporte JPEG-XL no Chrome 110 e, de fato, isso já aconteceu. Já desde o final de semana, o código que remove este tipo de suporte foi mesclado e o JPEG-XL saiu da base de código do navegador da web Chromium/Chrome.
Navegadores Google Chrome e Chromium vão mesmo remover o suporte JPEG-XL
Usuários e desenvolvedores fora do Google continuaram a expressar apoio ao JPEG-XL e a tentar motivar o Google a mudar sua posição sobre a remoção do suporte ao JPEG-XL, mas esses eventos não tiveram sucesso.
O Google argumenta que o suporte estava por trás de uma bandeira experimental, falta de suporte do ecossistema e benefícios insuficientes para o formato. O Google também tem interesse em formatos alternativos como WebP e AVIF.
A fusão aconteceu e o suporte a JPEG-XL foi removido.
A desculpa
Um engenheiro do Google deu os motivos para descartar esse formato de imagem de última geração.
Inicialmente, nenhum motivo foi dado para essa depreciação, o que é estranho, considerando que o JPEG-XL ainda é muito jovem em seu ciclo de vida e vem recebendo crescente interesse e suporte da indústria. Agora, esta noite, há um comentário de um engenheiro do Google sobre o rastreador de problemas Chromium JPEG-XL com seus motivos expressos:
Obrigado a todos por seus comentários e feedback sobre o JPEG XL. Removeremos o código e o sinalizador JPEG XL do Chromium pelos seguintes motivos:
Sinalizadores e códigos experimentais não devem permanecer indefinidamente;
Não há interesse suficiente de todo o ecossistema para continuar experimentando com JPEG XL;
O novo formato de imagem não traz benefícios incrementais suficientes em relação aos formatos existentes para garantir sua ativação por padrão;
Ao remover o sinalizador e o código no M110, reduz a carga de manutenção e nos permite focar na melhoria dos formatos existentes no Chrome.
A desculpa é estranha, para dizer o mínimo. Isto porque o código só foi congelado no final de 2020 e o formato do arquivo foi padronizado apenas no ano passado e o sistema de codificação desde o início deste ano.
Embora o JPEG-XL esteja disponível com o Chrome, ele está desativado por padrão por meio de um sinalizador de recurso e, portanto, até que o suporte do navegador amadureça (ou amadureça), obviamente os desenvolvedores da Web não estão adotando agressivamente o JPEG-XL. O ferramental libjxl também permanece em um estado pré-1.0.