O Google confirmou que teve problemas com indexação de novo conteúdo e exibição desse conteúdo na Pesquisa do Google e no Google Notícias. O problema, confirmado pelo Google na Search Engine Roundtable, afetou um grande número de sites.
A confirmação do Google
O Google confirmou isso no Twitter: “Há um problema contínuo com a indexação na Pesquisa do Google que está afetando um grande número de sites. Os sites podem apresentar indexação atrasada. Estamos trabalhando para identificar a causa raiz. A próxima atualização será dentro de 12 horas”.
Na ocasião, o Google disse que encontraram o problema e estavam trabalhando em uma correção. “Identificamos o problema com a indexação e estamos trabalhando em uma correção. A próxima atualização será dentro de 12 horas”.
Problema de indexação enfrentado pelo Google
O problema é que o Google não estava indexando novos conteúdos de sites publicados na web. Isso incluia novos conteúdos em sites de notícias ou qualquer novo conteúdo na web.
O Google se empenhou em rastrear esse novo conteúdo, mas simplesmente não estava indexando o novo conteúdo, impedindo que a Pesquisa Google mostre esses resultados na Pesquisa Google ou no Google Notícias. Uma vez identificado o problema, a solução estava a caminho.
Abaixo estão algumas capturas de tela mostrando o comando do site restrito à última hora (postado pelo Search Engine Land), não mostrando conteúdo em sites de notícias que postam conteúdo o tempo todo:
Se você é um editor de notícias, notícias de última hora e esse conteúdo não estava sendo indexado, isso significa que você não foi visto na Pesquisa do Google ou no Google Notícias para essas histórias.
Além disso, se você for um pesquisador e estivesse procurando conteúdo novo, não encontrará esse conteúdo na Pesquisa Google ou no Google Notícias. E isso, além de frustrante, é, no mínimo, embaraçoso.
Para piorar as coisas, os relatórios de tráfego em tempo real do Google Analytics 4 pareciam estar com erros esta manhã e não mostram dados de tráfego completos. Isso provavelmente afetou o tráfego do seu site para qualquer novo conteúdo que você publicou na manhã de 15 de julho de 2022.
O Google já trabalhou em uma correção e disse que todos os problemas estão totalmente resolvidos em sua conta no Twitter (@googlesearchc):
Esperamos que o Google não passe por problemas tão graves como este novamente. A indexação é muito importante para sites de notícias e, deve ser realizada em problemas.