Google decide não mais eliminar cookies de terceiros no Chrome

Imagem com a logomarca do Google Chrome

O Google acabou com seu plano de eliminar cookies de terceiros no Chrome. A empresa decidiu intorduzir uma nova experiência de navegador que permite aos usuários limitar como esses cookies são usados.

Cookies

Se você ainda não sabe, os cookies de terceiros são dados armazenados no seu navegador da web por um site diferente do site que você está visitando no momento e geralmente são descartados por scripts de rastreamento e anúncios. Esses cookies podem ser usados para rastrear você em outros sites utilizando código do mesmo domínio de terceiros, permitindo que os anunciantes rastreiem seus hábitos de navegação e interesses.

Como esses cookies são comumente vistos como um risco à privacidade, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia, que entrou em vigor em 2018, exigiu que os anunciantes obtivessem o consentimento do usuário antes de usar cookies de terceiros. Em 2019, o Mozilla Firefox começou a bloquear cookies de terceiros por padrão, seguido pelo Apple Safari em 2020, dando um golpe enorme na indústria de publicidade.

O Google prometeu fazer o mesmo que a Mozilla no futuro e eliminar esses cookies. A empresa começou a eliminar cookies de terceiros no primeiro trimestre de 2024, com uma eliminação gradual planejada para terminar no primeiro trimestre de 2025. Para substituir cookies de terceiros, o Google introduziu seu Privacy Sandbox, que supostamente é uma maneira mais anônima de rastrear os interesses de um usuário para fins publicitários.

No entanto, as plataformas e empresas de publicidade têm demorado a migrar para a nova plataforma Privacy Sandbox, e muitas ainda estão em testes beta.

O Google e os cookies de terceiros

De acordo com o Google, como a transição exige um trabalho significativo e impactará editores, anunciantes e qualquer outra empresa envolvida em publicidade online, a empresa não está mais eliminando os cookies de terceiros. Em vez disso, o Google planeja lançar uma nova experiência no Google Chrome que permite aos usuários restringir o uso de cookies de terceiros.

Imagem com a logomarca do Google Chrome em destaque

Diante disso, estamos propondo uma abordagem atualizada que eleva a escolha do usuário.

Em vez de descontinuar cookies de terceiros, introduziríamos uma nova experiência no Chrome que permitiria às pessoas fazerem uma escolha informada que se aplicasse à sua navegação na web, e elas poderiam ajustar essa escolha a qualquer momento.

Estamos discutindo esse novo caminho com os reguladores e nos envolveremos com a indústria à medida que o implementamos.

Anthony Chavez, vice-presidente do Privacy Sandbox

Não está claro qual será essa “experiência”, mas parece um sistema global de consentimento de cookies incorporado ao Chrome que permite aos usuários optar por aceitar ou não cookies de terceiros.

A decisão do Google de continuar permitindo cookies de terceiros, apesar de outros navegadores importantes os bloquearem por anos, é uma consequência direta de seu modelo de negócios baseado em publicidade.

Via: Bleeping Computer