A Realidade Aumentada (AR) é parte de um grande projeto futuro de muitas empresas de tecnologia. Mesmo o metaverso não estando ainda no nível esperado, empresas já lançaram suas próprias versões dessa tecnologia e, os dispositivo AR são necessários para usá-la. O Google está nesse ramo, mas parece não estar onde pretendia (a frente dos concorrentes), por isso, a empresa decidiu dividir sua divisão AR para concorrer melhor com a Microsoft e a Oculus.
Google divide equipe de sua divisão AR
De acordo com os novos rumores, o Google está mudando sua abordagem para AR e dividindo esforços entre duas equipes: Dispositivos e Serviços e Plataformas e Ecossistemas. A Devices & Services, liderada por Rick Osterloh, será responsável pelo hardware de consumo, como as marcas Pixel e Nest, bem como pelo projeto de óculos AR. Enquanto isso, a Platforms & Ecosystems, liderada por Hiroshi Lockheimer, lidará com parcerias, como o recente acordo com a Samsung para desenvolver headsets AR com Android.
O Phone Arena aponta que há algo sólido por trás disso. Segundo o site, as pessoas parecem não concordar sobre como chamar a mistura dos mundos virtual e real; alguns chamam de “realidade mista”, enquanto outros preferem “realidade expandida”.
O Google ainda está investigando esse campo, mas enfrenta forte concorrência da Oculus Quests e da Microsoft. Todos nós vimos o que aconteceu com Mark Zuckerberg e o experimento Metaverso, então o Google deve ser extremamente cuidadoso ao abordar isso.
Com a recente reorganização de seus projetos de AR pelo Google e a saída do vice-presidente Clay Bavor, parece que a empresa está ansiosa para ver algum lucro com todos os investimentos feitos no setor de AR.
O Google não está apenas aderindo aos fones de ouvido. A empresa planeja acelerar a incorporação de AR em seus serviços. Vimos o conceito dos óculos AR da empresa no ano passado e é simplesmente incrível. A empresa já está incorporando a tecnologia AR em muitos de seus serviços. Google Maps e Translate são os melhores exemplos.
A empresa também tem experiência no desenvolvimento de hardware projetado especificamente para AR e, embora o Google Glass tenha falhado miseravelmente como produto de consumo, a versão 2.0 ainda é usada em vários setores.
Se o Google pode superar a concorrência e sua própria história com o Google Glass ainda está não sabemos. No entanto, dividir sua divisão de AR parece fazer algum sentido para o Google e, pode trazer, finalmente, os resultados (financeiros) que a empresa espera.