Os Chromebooks vão de acessíveis a médios e premium, bem como notebooks, conversíveis e tablets tradicionais. Excelentes dispositivos para cada necessidade do usuário. Inclusive, agora, o Google quer fazer com que os Chromebooks de jogos na nuvem aconteçam em um jogo bastante ousado.
O Google tem se esforçado quando o assunto são os jogos. Os Chromebooks sozinhos têm aplicativos Android na Play Store, suporte ao Steam e, claro, a web via streaming na nuvem.
Quando o Stadia foi demonstrado pela primeira vez, os jogos na nuvem em um Chromebook foram posicionados como um feito técnico. Agora é comum em todos os principais serviços de streaming e um que a equipe do ChromeOS está adotando com uma experiência dedicada que abrange software, ecossistema e hardware.
Chromebooks para jogos em nuvem
Software + Ecossistema
O Google vem trabalhando em Chromebooks de jogos na nuvem nos últimos dois anos. Ele otimizou o núcleo do ChromeOS para ele, bem como os chipsets, enquanto a experiência voltada para o usuário começa com uma integração imediata focada em jogos.
A grande adição é a integração do Launcher com o Google indexando as principais plataformas de jogos em nuvem para que você possa pesquisar onde um título está disponível e jogar imediatamente.
No lançamento, há suporte para Nvidia GeForce Now e Play Store, embora isso possa chegar aos dispositivos existentes ao longo do tempo. No futuro, o ChromeOS planeja permitir que você fixe um jogo específico na barra de tarefas para reinicializações ainda mais rápidas.
Software de ponte e ecossistema são como Works with Chromebook parceiros (Acer, Corsair, HyperX, Lenovo e SteelSeries) criaram PWAs (Progressive Web Apps) para personalizar acessórios como mouses, teclados, controladores, fones de ouvido e webcams.
O Google considera os periféricos uma parte essencial da experiência do Chromebook de jogos na nuvem com testes e certificação para garantir uma boa experiência.
O outro trabalho de ecossistema que o Google fez foi com parceiros de jogos na nuvem. Com relação ao Stadia, a empresa disse que pretendia ser agnóstica em relação ao serviço de streaming quando começou a trabalhar em Chromebooks para jogos, como evidenciado particularmente pela pesquisa do Launcher.
O GeForce Now oferecerá 1600p a 120FPS com RTX habilitado, enquanto o Xbox Cloud Gaming está disponível em 1080p. Você pode acessar a oferta da Microsoft com suporte para Chromebook por meio de um PWA instalável em Xbox.com/play. Amazon Luna é o outro parceiro hoje.
Hardware
Em termos de hardware, o Google diz que foi opinativo em exigir que certos recursos sejam considerados um Chromebook de jogos na nuvem. As semelhanças nos três dispositivos lançados este mês incluem teclados anti-ghosting e RGB, telas de 120Hz com resolução de até 1600p e Wi-Fi 6 ou 6E, lembra o 9to5Mac. O Google se refere notavelmente ao trio de Chromebooks da Acer (ethernet), Asus (conversível) e Lenovo como sendo apenas a “primeira geração”.
Comparado aos dispositivos ChromeOS existentes, o Google acredita que as otimizações e especificações necessárias resultarão em uma diferença apreciável. Por exemplo, o Core i7 em alguns desses dispositivos ajudará na multitarefa. Uma afirmação que o Google está particularmente destacando é que testes independentes do GameBench descobriram que os Chromebooks de jogos na nuvem “oferecem uma experiência de jogo suave e responsiva com 120 quadros por segundo e latência de entrada de classe de console abaixo de 85ms”.
Esses Chromebooks de jogos na nuvem receberão um impulso de marketing completo com hardware disponível a tempo para os feriados. O primeiro trio incluirá três meses de GeForce Now grátis no nível RTX 3080, além do Amazon Luna+. Alguns varejistas oferecerão um mouse para jogos SteelSeries Rival 3 resgatável.