Google investiga arquivos perdidos no Drive

google-investiga-arquivos-perdidos-no-drive

O Google Drive é o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google. Ele foi apresentado pela empresa em 2012 e é adotado por muitos usuários, sobretudo do Android. Mas, apesar de o Google dizer que esse é um lugar seguro para os seus arquivos, recentemente, o serviço passou por um momento bem embaraçoso, onde arquivos dos usuários foram perdidos. Agora, o Google investiga o que aconteceu com esses arquivos perdidos no Drive.

Arquivos perdidos no Google Drive

Nos últimos dias, alguns usuários do Google Drive notaram a perda de arquivos e agora o Google está confirmando que está investigando o problema causado pelo aplicativo de desktop. Infelizmente, um problema sério a ser resolvido pela empresa.

Os usuários do Google Drive notaram que, de repente, meses ou até anos de arquivos desapareceram das suas contas no serviço de nuvem da empresa. O problema simplesmente elimina os dados da conta, quase revertendo a conta para antes dos dados serem gerados. Em alguns casos, os dados da planilha estariam faltando nas últimas semanas, meses ou anos, mas presentes em uma data anterior. Um problema grave, que pode trazer sérios prejuízos aos usuários, caso não seja resolvido e os arquivos reestabelecidos.

google-investiga-arquivos-perdidos-no-drive

Problema preocupante

O Google Drive apresenta um problema preocupante, especialmente para usuários empresariais. Os arquivos desaparecidos podem deixar alguns usuários em situação bem embaraçosa, sobretudo os que precisam dos arquivos armazenados no serviço, diariamente.

Em uma breve postagem nos fóruns da comunidade (Via: 9to5Google), o Google reconheceu formalmente o problema de arquivos ausentes e confirmou que o problema decorre do aplicativo Drive for Desktop. Embora não haja explicação para a falha, o Google diz que um “subconjunto limitado de usuários do Drive para desktop” está vendo o problema e que ele está relacionado às versões 84.0.0.0 – 84.0.4.0 que foram lançadas recentemente. O Google ainda está “investigando” o problema, então não há nenhuma palavra sobre uma solução ainda.

O Google ainda orienta os usuários a evitarem desconectar suas contas do Google do aplicativo Drive para desktop e que não devem excluir ou mover dados da pasta “DriveFS” em suas máquinas, localizada em AppData\Local\Google\DriveFS no Windows e Biblioteca/Aplicativo Suporte/Google/DriveFS no macOS. O Google recomenda fazer uma cópia desta pasta, se houver espaço suficiente no sistema.

Esperamos que o Google resolva esse problema em breve, já que, pelo visto, trata-se de um problema de atualização. A empresa deve lançar uma nova atualização em breve.