Google quer decifrar caligrafia dos médicos com novo aplicativo

google-quer-decifrar-caligrafia-dos-medicos-com-novo-aplicativo
Imagem: Gizmochina

As empresas de tecnologia estão sempre inovando e lançando aplicativos que melhoram a vida dos usuários. Inclusive, agora, por exemplo, o Google está desenvolvendo um novo aplicativo que pretende ajudar farmacêuticos a identificarem melhor a caligrafia dos médicos, para evitar medicações erradas.

Aplicativo Google para decifrar caligrafia de médicos

Um grande número de médicos escreve suas prescrições de medicamentos tão rapidamente que pode ser difícil para os pacientes entenderem o que escreveram. Isso tem sido um problema, apesar dos esforços das empresas de tecnologia para encontrar uma solução.

O Google agora está tentando resolver esse problema colaborando com farmacêuticos para criar uma maneira de decifrar a caligrafia dos médicos. Um novo aplicativo desenvolvido pela empresas resolveria o problema de uma vez por todas.

Google colabora com farmacêuticos

O Google está testando um novo aplicativo que visa reduzir o número de erros causados pela caligrafia dos médicos nas prescrições médicas. De acordo com o TechCrunch (Via: Gizmochina), o aplicativo, que está atualmente em fase de protótipo de pesquisa, permite aos usuários tirar uma foto de uma receita ou carregá-la de sua biblioteca de fotos onde o aplicativo processará a imagem e destacará os medicamentos escritos na receita.

google-quer-decifrar-caligrafia-dos-medicos-com-novo-aplicativo
Imagem: Gizmochina

O aplicativo destina-se a ser usado como uma tecnologia assistiva para farmacêuticos, em vez de substituir seu julgamento de qual medicamento está prescrito na receita.

Um executivo do Google demonstrou a tecnologia na conferência anual Google for India da empresa, mas nenhuma decisão foi tomada sobre o lançamento do aplicativo.

O aplicativo pode salvar os usuários de medicações erradas

A má caligrafia nas prescrições médicas pode levar a erros farmacêuticos graves e até mortes acidentais. Um relatório do Instituto de Medicina (IOM) estima que 1,5 milhão de lesões ocorrem a cada ano como resultado de farmacêuticos e profissionais de saúde que interpretam mal a caligrafia.

Se for bem-sucedido, o aplicativo desenvolvido pelo Google pode ser uma ferramenta valiosa para reduzir o número de lesões causadas pela má caligrafia nas prescrições médicas. Esse aplicativo do Google poderia ser usado por pacientes e profissionais de saúde em todo o mundo, não apenas na Índia.

Esperamos que esse aplicativo seja desenvolvido e trazido para o mercado o mais rápido possível, já que trata-se de uma grande ferramenta que pode ajudar na saúde pública. Até porque, pode ser mais complicado para os médicos aprenderem a reajustar suas escritas, dada a necessidade de rapidez nos atendimentos aos pacientes.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile