Os engenheiros do Google continuam trabalhando para aprimorar a infraestrutura do Linux. Todo o trabalho ocorre em torno do suporte à proteção de conteúdo digital de banda larga (HDCP) para Chrome OS. Portanto, o Google trabalha em mais bits HDCP do Linux.
Ao longo dos anos, tem havido muito trabalho no suporte HDCP Linux pelo Google para Chrome OS, bem como pelos fornecedores de driver de GPU e outros para casos de uso selecionados sobre proteção de reprodução de mídia/conteúdo digital.
Propriedade de proteção de conteúdo DRM
O mais novo na frente HDCP do Google está propondo uma nova “Propriedade de proteção de conteúdo” para propriedades de conexão DRM. A propriedade de proteção de conteúdo proposta seria uma maneira de o espaço do usuário enviar uma chave HDCP do espaço do usuário para o driver subjacente que exige uma chave para ativar o HDCP para um determinado conector de exibição/monitor.
Google trabalha em mais bits HDCP do Linux
Até este ponto, os drivers que exigiam uma chave para ativar o HDCP contavam com um meio menos do que ideal de passá-lo via DebugFS, enquanto essa nova maneira proposta é como uma propriedade de conexão DRM padronizada.
Os interessados ??em mais detalhes podem ver a série de patches de propriedade de proteção de conteúdo.
Para aqueles que ficaram assustados ou descontentes com os patches anteriores do driver HDCP do Linux, este trabalho por si só não está introduzindo nenhuma nova restrição aos usuários e não será utilizado, exceto para obter suas alças em qualquer pilha de espaço do usuário Linux capaz com o suporte de chave necessário etc.
Chrome 113 vai enviar WebGPU por padrão
Embora o Chrome 112 seja a versão estável mais recente, os trabalhos em torno do Chrome 113 estão a todo vapor, mesmo sendo apenas uma versão beta. Assim, já existe um grande motivo para aguardar o próximo lançamento do navegador Chrome: o Google está finalmente pronto para fornecer suporte a WebGPU! O WebGPU fornece a API de gráficos 3D de alto desempenho de próxima geração para a web.
Com o lançamento estável do Chrome 113 no próximo mês, o plano é ter WebGPU disponível pronto para uso para esta nova API de gráficos da web. Embora nessa versão o Google esteja limitando-o ao ChromeOS, macOS e Windows. O Google diz que outras plataformas como o Linux serão lançadas no final do ano.
A API WebGPU é mais parecida com Direct3D 12, Vulkan e Metal em comparação com o WebGL existente derivado do OpenGL (ES).
WebGPU é uma nova API para a web, que expõe recursos de hardware modernos e permite operações de renderização e computação em uma GPU, semelhante ao Direct3D 12, Metal e Vulkan. Ao contrário da família de APIs WebGL, WebGPU oferece acesso a recursos de GPU mais avançados e fornece suporte de primeira classe para cálculos gerais na GPU. A API foi projetada com a plataforma da Web em mente, apresentando uma API JavaScript idiomática, integração com promessas, suporte para importação de vídeos e uma experiência de desenvolvedor refinada com ótimas mensagens de erro.
Esta versão inicial do WebGPU serve como um bloco de construção para futuras atualizações e aprimoramentos. A API oferecerá recursos gráficos mais avançados e os desenvolvedores são incentivados a enviar solicitações de recursos adicionais. A equipe do Chrome também planeja fornecer acesso mais profundo aos núcleos shader para ainda mais otimizações de aprendizado de máquina e ergonomia adicional em WGSL, a WebGPU Shading Language.