Google Tradutor tem suporte para mais de 110 novos idiomas

Google Tradutor testa a tradução instantânea usando fotos com detecção automática de idioma!

O Google Tradutor cresceu ainda mais e já tem suporte para mais de 110 novos idiomas. O Google está adicionando suporte para 110 novos idiomas ao Google Tradutor, anunciou a empresa nesta quinta-feira. Até agora, o Google Tradutor suportava 133 idiomas, então essa expansão – que a empresa diz ser a maior de todos os tempos – marca um salto significativo.

O modelo de linguagem PaLM 2 AI do Google ajudou a Translate a aprender esses novos idiomas. Era especialmente bom em aprender línguas que estavam relacionadas entre si, como línguas “próximas ao hindi, como awadhi e marwadi, e crioulos franceses como o crioulo das Seicheles e o crioulo maurício”, diz Isaac Caswell, do Google, em um post no blog.

“O Google Tradutor quebra as barreiras linguísticas para ajudar as pessoas a se conectarem e entenderem melhor o mundo ao seu redor. Estamos sempre aplicando as tecnologias mais recentes para que mais pessoas possam acessar essa ferramenta: em 2022, adicionamos 24 novos idiomas usando a Tradução Automática Zero-Shot, onde um modelo de aprendizado de máquina aprende a traduzir para outro idioma sem nunca ver um exemplo. E anunciamos a Iniciativa 1.000 Idiomas, um compromisso para construir modelos de IA que suportarão os 1.000 idiomas mais falados em todo o mundo.

Agora, estamos usando IA para expandir a variedade de idiomas que suportamos. Graças ao nosso modelo de linguagem grande PaLM 2, estamos lançando 110 novos idiomas no Google Tradutor, nossa maior expansão de todos os tempos.”

Google Tradutor tem suporte para mais de 110 novos idiomas

Google Tradutor tem suporte para mais de 110 novos idiomas

A lista de idiomas recém-suportados no Translate inclui o cantonês, que “tem sido um dos idiomas mais solicitados para o Google Tradutor”, diz Caswell. “Como o cantonês muitas vezes se sobrepõe ao mandarim na escrita, é complicado encontrar dados e treinar modelos.” Caswell também diz que “cerca de um quarto das novas línguas vêm da África”.

A maioria das novas línguas é falada por pelo menos um milhão de pessoas, disse Caswell em entrevista ao The Verge, enquanto “várias” são faladas por centenas de milhões de pessoas.

The Verge

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile