Em breve, as imagens explícitas, apresentadas na Pesquisa do Google, serão desfocadas. Isso porque a empresa está se preparando para fazer uma alteração no recurso SafeSearch na Pesquisa Google. Com as alterações que o Google pretende fazer no recurso SafeSearch, ele desfocará automaticamente qualquer imagem explícita que apareça em seus resultados de pesquisa por padrão se você não tiver o filtro SafeSearch ativado.
Pesquisa do Google desfocará imagens explícitas
Para comemorar o Dia da Internet Segura, a empresa publicou um post em seu blog (Via: Android Authority) para discutir como está mantendo seus usuários seguros enquanto estão online. Nessa postagem, o Google menciona essa mudança em seu recurso SafeSearch.
SafeSearch
O SafeSearch é uma ferramenta da Pesquisa Google que ajuda a filtrar o conteúdo explícito dos resultados da pesquisa. Este conteúdo inclui coisas como sangue, violência e pornografia. Ou seja, as imagens que hoje aparecem sem qualquer desfoque, passarão a ser desfocadas com as mudanças implementadas no recurso.
O Google afirma que nas “próximas semanas” expandirá o recurso SafeSearch para desfocar qualquer conteúdo explícito que possa aparecer em seus resultados.
Essa nova funcionalidade será a configuração padrão quando a filtragem do SafeSearch não estiver ativada. Abaixo, o comunicado do Google no blog citada acima.
Nos próximos meses, estamos expandindo uma proteção para ajudar a proteger você e sua família de encontrar imagens explícitas inadvertidamente na Pesquisa. A filtragem SafeSearch já está ativada por padrão para usuários conectados com menos de 18 anos, mas em breve uma nova configuração desfocará imagens explícitas se elas aparecerem nos resultados da pesquisa quando a filtragem SafeSearch não estiver ativada. Essa configuração será o novo padrão para pessoas que ainda não ativaram o filtro SafeSearch, com a opção de ajustar as configurações a qualquer momento.
De acordo com a empresa, o objetivo dessa mudança é impedir que os usuários encontrem inadvertidamente material explícito. Inclusive, dependendo da pesquisa, essas imagens podem serem apresentadas, mesmo que não as procuremos, com o desfoque, os usuários não passaram por esse “constrangimento” ou “embaraço”.
Para aqueles que não desejam que imagens explícitas fiquem desfocadas em seus resultados, não se preocupe. O Google diz que os usuários poderão ajustar as configurações a qualquer momento.
O recurso SafeSearch pode livrar muitas pessoas de verem o que não procuram, efetivamente, em suas buscas. Então, certamente, muitas pessoas irão querer ativar essa função, sobretudo as que são sensíveis a certos conteúdos, por exemplo. Esperamos que os usuários da Pesquisa do Google gostem da novidade.