O Google sempre teve uma presença modesta no mercado de smartphones, mas as vendas da linha Pixel têm apresentado um crescimento notável. Recentemente, um relatório revelou que o terceiro trimestre de 2024 registrou as “maiores vendas trimestrais de todos os tempos” para o Google Pixel, coincidentemente com a chegada da série Pixel 9 ao mercado.
Google Pixel alcança recorde de vendas trimestrais após lançamento do Pixel 9
De acordo com a Counterpoint Research, o mercado global de smartphones cresceu 2% no terceiro trimestre de 2024, uma notícia encorajadora após anos de baixa demanda. Os cinco principais fabricantes de smartphones mantiveram uma posição estável, com a Samsung liderando, embora tenha visto uma leve queda de 20% para 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Apple se manteve com 16%, enquanto a Xiaomi avançou para 14%. Oppo e Vivo completam a lista dos cinco maiores, ambos com 9% de participação.
Além dos grandes concorrentes, algumas estatísticas destacam o desempenho de outras marcas. A Counterpoint revelou que tanto a Motorola quanto a Huawei estão experimentando um crescimento anual de cerca de 30% no cenário global, com a Motorola registrando seu maior volume de vendas até o momento.
O Google Pixel também se destacou. Embora os números exatos de vendas não tenham sido divulgados, a Counterpoint afirmou que o Google obteve “os maiores volumes de smartphones em um trimestre no Q3”. Esse sucesso se seguiu a dois lançamentos importantes: em maio, o Pixel 8a foi apresentado, com vendas começando a se intensificar em julho e continuando durante o verão. Em agosto, a série Pixel 9 foi lançada, causando um impacto significativo no mercado. Embora números específicos não tenham sido compartilhados, é evidente que o lançamento da série Pixel 9 teve um início promissor.
Marcos de 2023
Em 2023, o Google alcançou um “marco” ao enviar 10 milhões de dispositivos Pixel em um ano, e começou 2024 sendo reconhecido como o “Melhor Smartphone” na MWC. O Google também experimentou um crescimento notável no Japão e uma adoção crescente na América do Norte.