O Pixel Fold do Google parece frágil e alguns exemplares já estão quebrando

o-pixel-fold-do-google-parece-fragil-e-alguns-exemplares-ja-estao-quebrando

O Google demorou bastante até trazer o seu smartphone dobrável ao mercado. Mas, parece que não fez o dever de casa muito bem, antes disso. Faz apenas alguns dias desde que o Google começou a entregar Pixel Folds aos clientes e os dispositivos já estão quebrando.

O Google Pixel Fold é um smartphone dobrável de $ 1.800 (quase R$ 8.700,00) semelhante à série Galaxy Z Fold da Samsung. Ele possui uma tela interna de 7,6 polegadas que se dobra ao meio, mas possui uma camada de vidro ultrafino e um protetor de plástico na parte superior para alguma proteção.

Google Pixel Fold quebrando

O primeiro exemplo de Pixel Fold quebrado veio de Ron Amadeo da ArsTechnica (Via: 9to5Google). Quatro dias depois, sua unidade de revisão apresentou defeito devido a uma perfuração microscópica na tela na área não coberta por um protetor de tela de plástico. O painel OLED ainda estava coberto de vidro ultrafino, mas a área exposta sofreu um golpe infeliz que destruiu a tela.

Além disso, pelo menos dois clientes do Pixel Fold tiveram seus novos dobráveis quebrados depois de apenas um ou dois dias. No r/PixelFold, a primeira história veio de u/crazymojo83, que viu sua tela quebrar no vinco e piorar com o tempo. O painel em si ainda estava funcionando, mas obviamente era um grande problema para um dispositivo que estava a apenas algumas horas de uso. Ontem, u/floatingOnTheForth está descrevendo uma situação semelhante.

o-pixel-fold-do-google-parece-fragil-e-alguns-exemplares-ja-estao-quebrando
Imagem: Reprodução | 9to5Google

A unidade Pixel Fold foi quebrada exatamente da mesma maneira apenas um dia após o uso, com as mesmas rachaduras horizontais crescendo sob o protetor de tela.

o-pixel-fold-do-google-parece-fragil-e-alguns-exemplares-ja-estao-quebrando
Imagem: Reprodução | 9to5Google

Até agora, são duas dobras de pixel quebradas, ambas não resultantes de erro do usuário. Obviamente, isso é preocupante, especialmente considerando que apenas um número limitado de Pixel Folds foi enviado até agora. Mas, ao mesmo tempo, parece óbvio que isso sempre vai acontecer.

Smartphones dobráveis

A tecnologia do telefone dobrável melhorou significativamente nos poucos anos desde o primeiro Galaxy Fold da Samsung, mas ainda tem desvantagens e pontos fracos. Os dobráveis são muito mais duráveis do que as pessoas parecem acreditar, mas o calcanhar de Aquiles de tudo isso é que os dobráveis podem quebrar espontânea e inesperadamente.

Dobráveis Samsung quebrados e dobras de pixel sempre terão um impacto mais severo on-line porque, afinal, alguém gastou a maior parte de US $ 2.000 (cerca de R$ 9,6 mil) em um dispositivo que agora está quebrado, e não necessariamente por sua própria culpa.

O problema mais imediato dependerá de como o Google lidará com a situação. E é aí que as coisas se complicam. A Samsung já havia sido menos do que estelar no manuseio de dobráveis quebrados. Em 2020, Ryan Whitwham, o ex-editor de análises do Android Police, detalhou uma história de horror de uma remessa perdida e atendimento ao cliente ruim na Samsung enquanto tentava substituir um Galaxy Z Fold 2, e ele não estava sozinho lá.

No caso do Pixel Fold, há uma batalha difícil. O Google é notório por seu suporte ao cliente ruim, com exemplos de clientes sendo relegados ao Reddit para obter ajuda, e esses problemas remontam ao primeiro Pixel. E, com o Pixel Fold, não parece ser muito diferente. u/floatingOnTheForth explica que o Suporte do Google de alguma forma enviou um dispositivo de substituição para o endereço errado (em um estado diferente) e alegou que não poderia ser alterado.

O Google precisa lidar melhor com os problemas do Pixel Fold, mais do que qualquer outro.