Temos vários smartwatches no mercado com excelentes recursos de saúde. O Google Pixel Watch é um deles! O smartwatch do Google conta com recursos padrão, como monitoramento contínuo da frequência cardíaca e rastreamento do sono, além de recursos mais avançados, como monitoramento da temperatura da pele. Mas o Google Pixel Watch pode monitorar seus níveis de açúcar no sangue?
Infelizmente, não. O Google Pixel Watch não pode medir o açúcar no sangue. No entanto, isso não é uma surpresa, pois nenhum smartwatch de consumo no mercado, incluindo o Apple Watch e o Galaxy Watch 5, atualmente possui recursos de monitoramento de açúcar no sangue.
Monitoramento de açúcar no sangue: O Google Pixel Watch não traz esse recurso
Embora a Samsung e a Apple estejam trabalhando na integração do monitoramento não invasivo de glicose no sangue em seus smartwatches, é improvável que esse recurso esteja disponível comercialmente em breve.
Existem algumas razões potenciais pelas quais nenhum smartwatch no mercado oferece atualmente o recurso de monitoramento de açúcar no sangue.
Primeiro, o monitoramento do açúcar no sangue requer uma picada no dedo, o que não é algo que pode ser feito com um smartwatch. Em segundo lugar, a tecnologia ainda não é avançada o suficiente para miniaturizar os sensores e componentes necessários para caber em um smartwatch.
Além disso, a pele do pulso não é um local ideal para monitorar os níveis de açúcar no sangue, pois as leituras podem ser afetadas por fatores como suor e temperatura.
O futuro ainda é incerto
Existe a possibilidade de que os smartwatches ofereçam monitoramento de açúcar no sangue algum dia. Esse seria um recurso valioso para pessoas com diabetes, permitindo que elas monitorassem mais facilmente seus níveis de açúcar no sangue.
Esse recurso também seria útil para pessoas que estão tentando perder peso, pois as ajudaria a entender melhor como sua dieta está afetando seus níveis de açúcar no sangue.
Para reiterar, o novo Pixel Watch não possui monitoramento de glicose no sangue. No entanto, você pode vincular um dispositivo externo de monitoramento contínuo de glicose (CGM) ao seu smartwatch para visualizar seus níveis de açúcar no sangue em tempo real diretamente do seu pulso.
Esperamos que, em breve, o Google e outras empresas possam inserir esse valioso recurso em seus smartwatches. No entanto, pelo visto, muitos estudos ainda serão necessários para garantir a segurança desse monItoramento, eliminando os fatores externos, como temperatura e suor.