Desde que o ChatGPT foi lançado, no final do ano passado, que muitas empresas entraram em uma corrida para apresentarem suas próprias soluções de IA generativa. Mas a verdade é que a IA generativa pode melhorar muito os serviços já disponibilizados pelas empresas, como é o caso do Google Docs, Slides e Gmail, que devem ficar ainda melhores com a IA integrada!
IA generativa deve deixar Google Docs, Slides e Gmail ainda melhores
Os recursos de IA generativa estão na moda agora, e por um bom motivo. Essa nova tecnologia deu início a uma era de otimismo misturado com medo, considerando as possíveis desvantagens de permitir que a IA faça o trabalho pesado em certos ambientes profissionais. No entanto, empresas como a Microsoft e o Google estão firmes em sua abordagem em relação à IA generativa, e sabemos dos planos desta última de implementar a tecnologia em aplicativos de espaço de trabalho existentes, como Documentos, Planilhas, Gmail, Apresentações, Bate-papo e Meet desde març , com teste começando logo depois.
O Google agora está enviando recursos generativos adicionais para aplicativos como Slides, Gmail e Docs, exibidos originalmente há algumas semanas. O destaque entre eles é um painel Ajude-me a visualizar no lado direito da tela em Slides, permitindo que você insira prompts e obtenha respostas de imagem em troca. Há também a possibilidade de adicionar um “estilo”, com opções que incluem fotografia, ilustração, configuração plana, plano de fundo e clipart.
Apertar o botão Criar gera a imagem personalizada com base nos parâmetros definidos na caixa de prompt e Estilo. O Google observa que pode levar até 20 segundos para que a imagem personalizada esteja pronta para chegar à apresentação.
Como destaca o 9to5Google (Via: Android Police), algumas adições generativas de IA também estão chegando ao Docs e Gmail, com o último pegando sugestões baseadas em contexto para o recurso “Ajude-me a escrever”, levando em consideração e-mails mais antigos no tópico, que o Google chama de assistência contextual.
Como ilustra uma das capturas de tela abaixo, isso pode ser bastante útil para reagendar um próximo compromisso, com a IA preenchendo todas as informações necessárias, como a data e o motivo do adiamento.
Já o Google Docs, está recebendo chips inteligentes gerados automaticamente para o conteúdo criado com Help me write. Isso pode servir como um lembrete útil para adicionar campos como o cargo ou o nome da empresa na descrição do cargo. Esses novos recursos do Apresentações, Gmail e Documentos fazem parte do Duet AI do Google para o Google Workspace, anunciado originalmente no mês passado.
Embora o Google Search Labs esteja disponível nos EUA para alguns poucos, o Workspace Labs está disponível de forma mais ampla. Os usuários interessados podem experimentar alguns desses recursos experimentais de IA na página de inscrição dedicada do Workspace Labs.