O YouTube está tomando medidas drásticas para inibir o uso de bloqueadores de anúncios em sua plataforma. A plataforma de streaming está induzindo um atraso no carregamento de vídeos em navegadores não-Chrome, como Firefox e Edge, embora alguns usuários tenham dito que também observam a um carregamento lento ao usarem o YouTube no Chrome.
O Google emitiu agora um comunicado, atribuindo o atraso no carregamento dos vídeos do YouTube aos bloqueadores de anúncios e confirmando que os usuários devem esperar um pouco se continuarem a usá-los. Essa é a forma que a empresa encontrou de inibir os bloqueadores de anúncios.
Carregamento lento no YouTube
Para apoiar um ecossistema diversificado de criadores em todo o mundo e permitir que bilhões de pessoas acessem seu conteúdo favorito no YouTube, lançamos um esforço para incentivar os espectadores com bloqueadores de anúncios ativados a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios. Os usuários que possuem bloqueadores de anúncios instalados podem ter uma visualização abaixo do ideal, independentemente do navegador que usam.
A declaração do Google marca claramente o atraso como uma mudança intencional direcionada aos usuários que continuam a usar bloqueadores de anúncios. Este é mais um passo para bloquear bloqueadores de anúncios no YouTube e incentivar os usuários a aceitar o YouTube com suporte de anúncios ou assinar o YouTube Premium.
Essa medida faz sentido, já que o YouTube é um negócio que sobrevive de anúncios e assinaturas, e não abençoar a plataforma com nenhum deles dificultará o sucesso da plataforma (e, por extensão, de seus criadores). A empresa parece correr atrás disso com mais intensidade agora.
Anúncios na plataforma
A declaração do Google também descarta a noção de que o atraso no carregamento dos vídeos esteja relacionado aos navegadores. No entanto, os usuários relataram que o atraso desapareceu ao mudar para o Chrome. Todavia, isso pode não funcionar em algum momento. Tudo dependerá do próprio Google, afinal o navegador em questão pertence a ele.
Existe a possibilidade de que a mudança esteja sendo testada em contas marcadas para bloqueio de anúncios, e o teste esteja sendo realizado primeiro em navegadores não Chrome, com a intenção final de aplicar a mudança em todos os navegadores. Isso alinharia a maioria dos relatórios de usuários com as declarações do Google, embora vários usuários também tenham mencionado que o atraso do vídeo ocorre mesmo sem extensões carregadas.
O YouTube deve continuar a intensificar esses atrasos, para inibir cada vez mais os bloqueadores de anúncios e incentivar os usuários a assinarem seu plano Premium.