YouTuber testa tecnologia secreta Projeto Starline do Google

youtuber-testa-tecnologia-secreta-projeto-starline-do-google
Imagem: YouTube

A pandemia trouxe um uso bem maior para as videochamadas e há muitas empresas responsáveis pelas mais diversas tecnologias que auxiliam e uma boa comunicação. Mais e mais pessoas em todo o mundo apreciando a facilidade e a conveniência de conhecer pessoas virtualmente. Mas as videochamadas com seu feed 2D plano não substituem o encontro pessoal com alguém. No entanto, isso pode mudar com uma excelente tecnologia secreta chamada Projeto Starline do Google.

Tecnologia secreta Projeto Starline do Google

O secreto Projeto Starline do Google é a resposta para videochamadas mais envolventes, e o Google finalmente permitiu que alguém de fora da empresa o demonstrasse para o público.

O YouTuber MKBHD teve acesso exclusivo e prático com a nova e aprimorada tecnologia de videochamada imersiva no Projeto Starline do Google. Abaixo, você pode ver um vídeo do teste da tecnologia.

Ouvimos falar do Projeto Starline pela última vez há dois anos no Google I/O 2021. Na época, o Google estava experimentando fazer videochamadas muito mais naturalmente tridimensionais e fotorrealistas, sem mergulhar nos reinos de AR e VR como outras empresas de tecnologia. Em vez disso, o Projeto Starline contou com um sistema de exibição 3D totalmente novo que poderia projetar profundidade a olho nu sem a necessidade de óculos 3D especializados.

Em 2021, o Projeto Starline era quase um estande cheio de hardware que possibilitava essas videochamadas fotorrealistas. Mas agora em 2023, conforme demonstrado na vitrine de vídeo do MKBHD, o Projeto Starline encolheu drasticamente de tamanho. É praticamente apenas uma grande TV em um suporte com um monte de câmeras, microfones e alto-falantes.

Amadurecimento da tecnologia

A tecnologia amadureceu muito bem, fazendo uso efetivo da IA para criar um mapa de profundidade da pessoa à frente e exibi-lo de forma imersiva na outra ponta. O Projeto Starline ainda é um experimento. Mas nos dá uma janela para como a comunicação pode ser no futuro.

O Google tem mantido muito segredo sobre o projeto, pois ele não traduz muito bem ao gravá-lo, mas a demo do MKBHD tenta nos dar uma ideia de como ele é legal. E, esperamos que chegue ao mercado em algum momento no futuro.

Algumas empresas como Salesforce, WeWork e T-Mobile usaram alguns desses estandes para reuniões, mas a tecnologia em si ainda não está aberta para compra para consumidores de varejo. Por enquanto, teremos que fazer nossas chamadas de vídeo da forma convencional, com os aplicativos diponíveis.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile