in

Governo chinês reconhece o efeito da tecnologia de dissipação de calor do grafeno

A dissipação de calor se tornou a chave para determinar o desempenho de smartphones.

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação do governo chinês mencionou especificamente a vantagem da Huawei com o tablet Huawei MatePad Pro 5G lançado há pouco tempo e que usa a tecnologia de dissipação de calor de grafeno.

De acordo com o relatório do ministério, o uso dessa tecnologia pela Huawei é louvável. A empresa lançou recentemente seu primeiro tablet 5G com filme de grafeno, que usa uma tecnologia ultra-espessa (400 micrômetros) de dissipação de calor com grafeno 3D.

Governo chinês reconhece o efeito da tecnologia de dissipação de calor do grafeno

O ministério disse que essa tecnologia usa grafeno como matéria-prima e usa filmes condutores térmicos altamente orientados empilhados por várias camadas de grafeno. Possui características de boas propriedades mecânicas, alta condutividade térmica, materiais leves e finos e boa flexibilidade.

O grafeno consiste em átomos de carbono para formar um filme plano hexagonal como um favo de mel. A espessura é apenas um átomo de carbono. É o nanomaterial mais fino do mundo.

Governo chinês reconhece o efeito da tecnologia de dissipação de calor do grafeno
Imagem: Huawei.

O grafeno é difícil de preparar, mas é um material de alta tecnologia promissor. Este material é quase completamente transparente e absorve apenas 2,3% da luz. A condutividade térmica é superior à dos nanotubos de carbono e diamantes. Além disso, sua mobilidade de elétrons é maior que a dos nanotubos de carbono ou cristais de silício. Sua resistividade é menor que a do cobre ou da prata.

Devido a essas características, o grafeno brilha nos campos da óptica, dissipação de calor, semicondutores, baterias etc. Vale ressaltar que a Huawei recentemente investiu ainda mais em tecnologia de grafeno. Os produtos incluem: filme condutor térmico de grafeno, folha condutora térmica de grafeno, filme de espuma de grafeno etc. Como resultado, esta empresa é uma das principais empresas chinesas em tecnologia de grafeno.

Fonte: Gizchina

Leia mais:

Os próximos dobráveis da Huawei e da Xiaomi podem usar vidro ultra-fino