in

Governo dos EUA está considerando proibir o TikTok

Uma proibição do TikTok nos EUA pode prejudicar significativamente o crescimento da rede social.

O governo dos Estados Unidos (EUA) estão considerando proibir aplicativos de mídia social chineses, incluindo o super popular TikTok. As observações ocorrem quando o TikTok continua a enfrentar um exame mais aprofundado sobre seus supostos laços com o governo chinês.

O governo dos EUA tem se preocupado cada vez mais com o fato de aplicativos de fabricação chinesa, como o TikTok, serem pontos de coleta de informações usados pela China. A Índia mostrou preocupações semelhantes à segurança nacional, chegando a proibir 59 aplicativos de fabricação chinesa, incluindo o TikTok.

Uma proibição do TikTok nos EUA pode prejudicar significativamente o crescimento da rede social, apesar da insistência em dizer que não coopera com o governo chinês.

Governo dos EUA está considerando proibir o TikTok

Um porta-voz do TikTok disse:

O TikTok é liderado por um CEO americano, com centenas de funcionários e principais líderes em segurança, proteção, produto e políticas públicas aqui nos EUA. Não temos maior prioridade do que promover um experiência de aplicativo segura e protegida para nossos usuários. Nunca fornecemos dados do usuário ao governo chinês nem o faríamos se solicitado.

Governo dos EUA está considerando proibir o TikTok
O TikTok explodiu em popularidade nos últimos anos. O governo dos EUA tem se preocupado cada vez mais com o fato de aplicativos de fabricação chinesa, como o TikTok, serem pontos de coleta de informações usados pela China. Imagem: Fossbytes.

O TikTok reiterou que os dados dos usuários dos Estados Unidos são armazenados nos EUA com servidores de backup em Cingapura. Além disso, eles afirmam que todos os datacenters estão fora da China e não estão sujeitos às leis chinesas.

Ainda assim, apesar da insistência do TikTok em não cooperar com o governo chinês, a empresa foi objeto de escrutínio em algumas questões de privacidade. Por exemplo, a empresa recebeu uma multa de US$ 5,7 milhões por coletar dados de crianças ilegalmente. Ainda mais, sua política de privacidade revela que ela coleta uma infinidade de dados, incluindo pressionamentos de teclas.

Fonte: Tech Spot